O meia-atacante Galdino foi a principal novidade no time titular do Grêmio na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa, em jogo-treino na tarde desta quinta (23), no CT da Lusa, em São Paulo. Atuando na ponta direita, o atleta de 27 anos marcou o primeiro gol tricolor, ainda no primeiro tempo, após assistência de Soteldo. O outro gol foi anotado na segunda etapa por João Pedro Galvão, de pênalti.
A pedido da comissão técnica gremista, o jogo-treino ocorreu com portões fechados. Contudo, a reportagem de GZH apurou que o Tricolor iniciou a atividade com a seguinte escalação: Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Reinaldo; Dodi, Pepê e Cristaldo; Galdino, Diego Costa e Soteldo.
O confronto com o time paulista foi o primeiro e único teste gremista para a retomada da temporada, na próxima quarta (29), contra o The Strongest-BOL, em Curitiba, pela Copa Libertadores. Entre as outtas novidades, destaque para o retorno do lateral Reinaldo, recuperado de lesão muscular, e a entrada de Dodi no lugar de Villasanti, que está suspenso na Copa Libertadores.
Além disso, Rodrigo Ely retoma a temporada à frente de Gustavo Martins na disputa por uma vaga na zaga. Já no ataque, o trabalho indicou que Gustavo Nunes deve inicialmente ser o reserva de Soteldo na ponta esquerda.
Conforme relatado a GZH por pessoas que assistiram ao jogo-treino, o Grêmio dominou a maior parte da atividade. Ainda assim, a Portuguesa, com postura ofensiva, saiu na frente, com gol de Leandro. Contudo, no final do primeiro tempo, o Grêmio fez valer a sua superioridade e empatou com Galdino, após cruzamento de Soteldo.
No segundo tempo, Renato trocou todo o.time, dando oportunidade aos reservas. Nesta etapa, a Portuguesa fechou a equipe formando duas linhas de quatro, buscando segurar o empate. Após uma intensa pressão tricolor, Gustavo Nunes sofreu pênalti, que foi convertido por João Pedro Galvão.
O Grêmio seguirá treinando em São Paulo até domingo (26), quando a delegação viaja para Curitiba, que será a base gremista pelos próximos 15 dias. Na capital paranaense, o Tricolor mandará no estádio Couto Pereira os jogos contra The Strongest-BOL, na quarta (29), Bragantino, no dia 1, e Estudiantes, no dia 8. Entre os dois últimos jogos, está prevista uma viagem ao Chile, para a partida contra o Hucahipato, no dia 4.
Depois deste período, a logística tricolor dependerá da sequência do calendário, que será definido na reunião do Conselho Técnico da CBF, na próxima segunda (27).