O Grêmio negocia a contratação do meio-campista Edenilson. Liberado para contratar novos jogadores até sexta-feira (19), o Tricolor vê com bons olhos a contratação do atleta de 34 anos. O jogador perdeu espaço no Atlético-MG neste ano e não tem sido titular. Gaúcho de Porto Alegre, Edenilson tem um dos salários mais altos no Galo: cerca de R$ 800 mil por mês.
A ideia da direção gremista é um empréstimo sem custos ou a transferência em definitiva para o Tricolor, com rescisão do seu vínculo, que tem validade até dezembro deste ano. O clube visa dar mais opções ao técnico Renato Portaluppi para o setor defensivo — agora ou na próxima janela, em julho. Então, a negociação com o ex-colorado pode ser concretizada a qualquer momento.
Pensando nisso, cinco colunistas de GZH responderam à seguinte pergunta: é uma boa o Grêmio investir em Edenilson? Confira as opiniões.
Diogo Olivier, colunista de GZH e comentarista da Gaúcha
Sim, até porque viria sem custo. Ele não é mais aquele "box to box", o Grêmio precisa ter essa consciência, pois o fôlego sempre foi seu diferencial. No entanto, seria uma boa opção para um velho sonho, que é a figura do dublê de Ramiro, pela direita, reforçando a marcação.
Como faz várias funções de meio-campo, Edenilson poderia ser aproveitado como volante mesmo, em uma emergência. Ou até meia central. É uma peça útil. Tem qualidade. É comprometido. Mas não será solução definitiva de nada, esse é o ponto. Se o Grêmio o enxergar como protagonista, repetirá o erro cometido pelo Inter.
Cesar Cidade Dias, colunista de GZH e torcedor do Grêmio
Eu acho que o Edenilson agrega ao Grêmio. A falta de opções do técnico Renato Portaluppi é gritante, basta olhar brevemente o grupo gremista. Faltam características no meio-campo e o Edenilson pode cumprir a função de volante pela direita, mas também como homem de transição pela extrema. Então, parece ser um jogador que irá agregar.
Não que eu seja um grande admirador do futebol desse jogador, mas quando a gente olha a régua do Grêmio e o quanto o clube precisa evoluir, percebemos que o Tricolor precisa de contratações — no plural —, e o Edenilson é uma delas.
Leonardo Oliveira, colunista de GZH e comentarista da Gaúcha
O Grêmio está trazendo Edenilson não pela necessidade de um jogador dessas características, mas pela necessidade de dar alternativas a Renato. Ele pode jogar em qualquer uma do meio e também ser uma variação pela direita, como um meia aberto, com perfil diferente do de Pavon.
Em situação normal, o Grêmio não traria Edenilson, mesmo ele vindo sem custos e pelo salário, além de luvas. Só que a situação gremista está longe de ser normal. Há falta de jogadores, e Edenilson, pelo perfil de grupo e pela experiência, acaba sendo uma aposta compreensível nessa janela dos Estaduais. Repito, se fosse em janeiro ou julho, não seria ele o nome.
Maurício Saraiva, colunista de GZH e comentarista da Gaúcha
Edenilson pode dar boa resposta ao Grêmio se for escalado no lugar certo, como segundo volante, e não for cobrado a ser o protagonista que nunca foi na carreira. É excelente coadjuvante. Motivado por um retorno ao futebol gaúcho, seria uma aposta interessante do Grêmio.
Guerrinha, colunista de GZH e comentarista da Gaúcha
Eu acho que o Grêmio acerta em cheio ao tentar a contratação do Edenilson por dois pontos principais: é bom jogador e faz uma função que o Tricolor tem carência. Porém, não basta apenas ele. O Grêmio precisa também encontrar alguém para ajudar Edenilson no meio-campo no setor da marcação. O ex-volante colorado é aquele jogador que defende e ataca — bem como o Villasanti. O Tricolor tem outra dificuldade que ainda não está conseguindo suprir: o primeiro volante, o protetor da zaga.