Aos 34 anos, Edenilson pode retornar ao futebol gaúcho. O Grêmio analisa a situação do jogador que passou pelo Inter e hoje está no Atlético-MG. O Tricolor sondou os mineiros sobre o tema, mas ainda não avançou nas conversas. A repercussão da torcida gremista sobre a possível contratação de um ex-colorado também será levada em consideração.
Atualmente, o meia tem sido desfalque devido a uma luxação no cotovelo esquerdo. O problema, sofrido em um treino em 1º de abril, gerou rompimento de ligamentos no braço do atleta. A última partida que disputou foi a primeira final do campeonato mineiro, diante do Cruzeiro, em de 30 março, que marcou a estreia do técnico Gabriel Milito.
Mesmo que tenha apenas um jogo com o novo treinador, Edenilson perdeu espaço no Atlético-MG em 2024 e tinha iniciado a temporada como reserva, ainda quando Felipão era o comandante do Galo. Com Milito, ele também foi reserva na partida contra o Cruzeiro. Nesta temporada, o meia soma nove jogos e tem um gol marcado.
O contrato Edenilson com o Atlético-MG vai até o fim deste ano, o que também influenciaria em um molde de negociação com o Grêmio. Assim, a transferência, provavelmente, teria de ser em definitivo. Como esteve inscrito e disputou um estadual, o meia pode ser contratado pelo Grêmio até a sexta-feira (19), quando encerra o período especial de inscrições.
Edenilson chegou ao Galo em dezembro de 2022, após deixar o Inter. Para efetivar a contratação, os mineiros desembolsaram cerca de US$ 1,25 milhão (R$ 6,47 milhões pela cotação da época).