O Grêmio tentará aproveitar os últimos dias da janela de transferências nacionais. Em busca de reforços até 19 de abril, data limite para negociações entre clubes brasileiros, o Tricolor procurou o Atlético-MG e abriu negociações por Edenilson e Jemerson. O primeiro seria uma opção para qualificar o meio-campo. No caso do zagueiro, o planejamento da direção é entregar a Renato Portaluppi mais opções para o setor defensivo. Agora ou na próxima janela, em julho.
Edenilson é natural de Porto Alegre. Aos 34 anos, o volante começou como profissional no Caxias. O meio-campista chamou a atenção de Tite, que indicou o jogador para o Corinthians. O bom rendimento da equipe paulista levou Edenilson a ser negociado com a Udinese, que o repassou ao Genoa por duas temporadas.
Em 2017, o jogador acertou com o Inter. Novamente no Rio Grande do Sul, o volante recuperou seu melhor rendimento e chegou a ser chamado para a Seleção Brasileira antes de ser negociado no ano passado com o Atlético-MG.
Jemerson, 31 anos, é cria da base do Galo. O zagueiro passou por Monaco e Metz, da França, e também atuou pelo Corinthians em sua carreira. O defensor retornou ao clube mineiro em 2022 e tem contrato até o fim do ano.