Jhonata Robert tem sido assunto nas rodas de conversa quando o tema é Grêmio. Contudo, ainda não é o futebol apresentado que torna o meia-atacante um caso que chama a atenção. São as sequentes lesões que o impedem de ter continuidade dentro de campo. Desde 2022, foram quatro, três delas graves que provocaram, cada uma, um procedimento cirúrgico.
Aos 24 anos, Jhonata Robert desabou em lágrimas ao perceber a mais recente no jogo contra o São Luiz, pela sétima rodada do Gauchão, na Arena. Mais do que o sofrimento da lesão, o questionamento sobre os sonhos atrasados com tão pouca idade aumentam a angústia do atleta. Foram duas rupturas ligamentares no mesmo joelho, o esquerdo, além de um estiramento de grau 1 e, a mais recentemente, uma lesão no menisco medial.
Nos últimos anos, ao menos outros dois jovens também tiveram o desempenho no time do Grêmio afetado diretamente pela mesma quantidade de lesões, não tão graves, mas igualmente decisivas para atrapalhar o desenvolvimento da carreira.
Jean Deretti
Meia-atacante contratado por empréstimo junto ao Figueirense, Jean Deretti foi lançado por Vanderlei Luxemburgo no Grêmio, em 2013. A primeira foi uma lesão muscular em março de 2013. O atleta começou bem na estreia contra o Esportivo, na primeira rodada do Gauchão, com o time alternativo. Ele chegou a ser inscrito na Libertadores e entrou em campo contra a LDU, na fase de "pré", na Arena, cobrando um dos pênaltis que deu a classificação ao Tricolor.
Na sequência, ocorreram outras três lesões, que alternaram entre os adutores esquerdo e direito. Ao todo, foram seis meses longe dos gramados que chegaram a levar o atleta a um princípio de depressão. Os problemas físicos fizeram com que ele, inclusive, fosse cortado da seleção sub-20.
No início de 2014, as notícias davam conta de que Jean Deretti estava empolgado para, finalmente, conseguir mostrar seu futebol. No entanto, ao final do contrato de empréstimo, na metade da temporada de 2014, ele foi dispensado. Aos 30 anos, depois de passar por equipes como Mogi Mirim, Ypiranga, Resende e times da Romênia, Jean Deretti está sem clube neste ano, segundo o portal Transfermarkt.
Ferreirinha
Negociado com o São Paulo em 2024, Ferreirinha teve quatro lesões somente em 2022, ano em que se esperava que o atacante se firmasse como mais um prodígio da ponta esquerda, depois de antecessores de sucesso como Pedro Rocha e Éverton Cebolinha. Porém, foram quatro lesões somente naquele ano, a última delas uma distensão muscular de grau 2 na coxa direita — a direção chegou a afirmar que ele tinha uma "lesão crônica" no local. Então com 24 anos, conseguiu atuar em somente 15 partidas em 2022.
Virada de ano e nova expectativa sobre Ferrerinha, com o Grêmio de volta à Série A e Luis Suárez como companheiro de ataque. Em março, nova lesão: distensão de grau 3 no músculo adutor na coxa esquerda. O jogador ressurgiu para o time principal na reta final do Brasileirão e contribuiu para o vice-campeonato brasileiro. Em 2023, participou de 40 jogos — cerca da metade da temporada — com sete gols e seis assistências.