Há mais de dois anos, Jhonata Robert vê o sonho de deslanchar na carreira travado pelas lesões. Nesta terça-feira (13), o jovem de 24 anos passará pela terceira cirurgia no joelho esquerdo. A primeira delas ocorreu após lesão sofrida ainda durante a pré-temporada de 2022.
A dor que tirou o atleta de campo no jogo contra o São Luiz, no último sábado (10), trouxe à mente não só o recente estiramento de grau 1 no mesmo joelho. A lesão, menos grave, o deixou de fora dos jogos por cerca de 10 dias. O que também provocou o choro do meia-atacante ao desabar no gramado da Arena foi a memória das duas rupturas ligamentares A segunda o levou a quase um ano longe do futebol, com retorno gradual somente em setembro do ano passado.
O tempo de recuperação desta nova lesão ainda não foi informado pelo Grêmio. A previsão será divulgada depois do procedimento.
Histórico de lesões e recuperações de Jhonata Robert
15 de janeiro de 2022
Ainda na pré-temporada, sofreu uma entorse com ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O Grêmio informou na época que o atleta passaria por cirurgia e que a previsão de parada era de seis meses.
30 de setembro de 2022
O meia-atacante havia tornado a atuar pelo grupo principal há cerca de 10 dias, durante vitória sobre o Sport, na Série B. No jogo seguinte, entrou aos 17 minutos do segundo tempo diante do Sampaio Corrêa, no Maranhão. A partida que serviria para continuidade ao ritmo de jogo resultou em nova entorse no joelho esquerdo.
O diagnóstico, divulgado pelo Grêmio pouco mais de um dia depois, apontou o mesmo problema da lesão anterior. Outra vez, o clube anunciou que ele seria submetido a cirurgia.
17 de setembro de 2023
Jhonata Robert volta a atuar pelo Grêmio, durante empate em 2 a 2 com o Juventude pela Copa FGF. Depois de quase um ano afastado, o jogador finalmente se tornou opção novamente. A direção e a comissão técnica decidiram "segurar" o retorno ao grupo principal até a pré-temporada de 2024.
25 de janeiro de 2024
Depois de entrar em campo na segunda rodada do Gauchão, uma goleada sobre o São José, na Arena, o jogador teve outra lesão ligamentar no joelho esquerdo durante jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas. O diagnóstico foi de estiramento de grau 1 no ligamento colateral medial.
10 de fevereiro de 2024
O jogador voltou a ficar à disposição do treinador Renato Portaluppi e foi escalado entre os titulares para o jogo contra o São Luiz. Ele ficou somente 40 minutos em campo porque sentiu nova lesão, sozinho, e desabou no campo. O diagnóstico foi de que o jogador sofreu uma lesão em "alça de balde" no menisco medial do joelho esquerdo. O tempo de recuperação será informado depois do procedimento cirúrgico, o terceiro no mesmo joelho.