Concluídas as contratações de Diego Costa e Du Queiroz, o Grêmio agora trabalha nos bastidores para agilizar a regularização de ambos até a próxima sexta-feira (16), quando encerra o prazo de inscrições no Gauchão. Porém, os jogadores chegam em situações físicas distintas, tendo projeções de estreias diferentes.
Apesar de ter sido anunciado antes, na quinta-feira (8), Diego Costa ainda terá de passar por um período de trabalhos individuais, em uma espécie de pré-temporada. Assim, não tem previsão de utilização pelo técnico Renato Portaluppi.
Mesmo que estivesse fazendo atividades em Madri, na Espanha, onde vive com a família, o atleta de 35 anos não atua de forma oficial desde o dia 3 de dezembro, quando entrou nos minutos finais do empate sem gols contra o Cruzeiro, no lugar de Tiquinho Soares, pela penúltima rodada do Brasileirão. Na ocasião, inclusive, recebeu o terceiro cartão amarelo e não pôde ser relacionado para o encerramento do campeonato, diante do Inter, no Beira-Rio.
Por outro lado, Du Queiroz deve ser integrado aos trabalhos com o restante do elenco ainda nesta semana. O jogador, trazido por empréstimo do Zenit, vinha participando da pré-temporada do clube russo e até mesmo participou de alguns amistosos realizados nos Emirados Árabes Unidos e Catar.
Em três jogos foi escalado para começar como titular: no dia 21 de janeiro, na goleada de 5 a 1 sobre o Dinamo Samarqand, do Uzbequistão; no dia 28 de janeiro, no empate em 1 a 1 com o Al Fateh, da Arábia Saudita; e no dia 6 de fevereiro, no empate sem gols com o FC Noah, da Armênia. Desta forma, como está bem condicionado fisicamente, tem condições de estrear nas próximas rodadas do Gauchão.
Após o duelo com o Ypiranga, em Erechim, nesta quarta-feira (14), quando serão usados reservas, o Tricolor recebe o Santa Cruz no próximo sábado (17), na Arena, e depois enfrentará o clássico Gre-Nal, no Beira-Rio, no dia 25.