A busca do Grêmio, por enquanto, não deu certo. Mas a procura por um centroavante é a prioridade no departamento de futebol do clube. Desde dezembro, quando Luis Suárez embarcou aos Estados Unidos para viver o sonho de jogar novamente ao lado de Messi, a direção trabalha para encontrar um substituto ao uruguaio.
O perfil buscado é de um jogador estrangeiro, experiente e que também possa ter apelo de marketing junto ao torcedor.
— Queremos buscar um jogador que entregue bastante. Estamos fazendo uma análise mais a fundo — explicou Brum.
Um nome chegou muito perto de ser anunciado no final de dezembro: Rogelio Funes Mori. Porém, o argentino naturalizado mexicano optou por seguir no México e trocou o Monterrey pelo Pumas.
A direção também apresentou um projeto para Vincent Aboubakar no fim de 2023, mas o estafe do centroavante afirmou que o camaronês não teria vontade de atuar no Brasil nesse estágio da carreira.
Apesar da negativa, o Grêmio ainda trabalha para tentar seduzir o jogador do Besiktas a tentar repetir os passos de sucesso da experiência Suárez no Brasil. Nos últimos dias, o Corinthians também passou a se interessar na contratação do centroavante.
— Os empresários dele têm esse projeto de levar, depois da Copa das Nações Africanas, para lá (Campeonato Inglês). É normal para um atleta desse nível. A gente está falando de atletas que são disputados por grandes clubes, com uma condição financeiras mais avantajada que o Grêmio no momento — disse Alberto Guerra, em entrevista ao programa Show dos Esportes, da Rádio Gaúcha.
Mas nomes que não chegaram até as manchetes também foram procurados. Segundo fontes consultadas por GZH, Juan Dinenno foi um dos atacantes analisados. Porém, o atacante argentino de 29 anos foi comprado por US$ 1 milhão pelo Cruzeiro junto ao Pumas, do México. O jogador marcou 14 gols em 40 jogos em 2023.
Um dos nomes que mais causou repercussão junto ao torcedor foi o de Cavani, que atualmente defende o Boca Júniors. Mas o centroavante uruguaio não é, neste momento, um dos alvos da direção gremista.
O colunista Eduardo Gabardo revelou nesta sexta-feira (12) que o italiano Balotelli, 33 anos, também foi oferecido ao Grêmio, que não manifestou interesse na contratação. Com 37 anos, o colombiano Falcão Garcia também foi oferecido, mas as conversas não avançaram.
Assim, o Grêmio segue à procura do camisa 9 para a temporada 2024. Neste momento, o técnico Renato Portaluppi conta com João Pedro Galvão e André Henrique para a função no elenco.
Os centroavantes já citados nos bastidores do Grêmio:
- Rogelio Funes Mori: acertou a ida para o Pumas, do México;
- Vincent Aboubakar: segue no Besiktas, mas clube tenta seduzi-lo para jogar em Porto Alegre;
- Juan Ignacio Dinenno: acertou a ida para o Cruzeiro;
- Edinson Cavani: foi oferecido ao Tricolor, mas não está entre os alvos da direção gremista;
- Mario Balotelli: foi oferecido ao Tricolor, mas o clube descartou sua contratação;
- Falcão Garcia: também foi oferecido, mas as conversas não avançaram.