Depois de dois jogos sem vencer, o Grêmio reencontrou o caminho das vitórias nesta quinta-feira (30). Jogando na Arena, o Tricolor bateu o Goiás, de virada, por 2 a 1 e garantiu-se na Libertadores da próxima temporada. Morelli abriu o placar para os visitantes, mas Ferreira e Cristaldo confirmaram os três pontos para o time de Renato Portaluppi.
Agora com 62 pontos, e em quinto lugar, o Tricolor termina a 36ª rodada a um ponto do G-4 e finalizará o Brasileirão entre os seis melhores da competição.
Após o jogo, o técnico gremista falou sobre a vaga na principal competição sul-americana e disse ainda brigar pelo título da competição — tem quatro a menos do que o líder Palmeiras.
— Sem dúvida alguma, mas a gente acreditava aqui dentro (na vaga na Libertadores). Um clube voltando da Série B, muita gente não acreditou. Quem voltou de lá (Vasco, Cruzeiro e Bahia), está brigando lá embaixo. Todos estão de parabéns. Mais uma vez garantimos o clube na Libertadores, primeiro na pré até então, mas ainda temos chances de brigar pelo título, enquanto tiver chance matemática, vamos acreditar. O mais importante é que demos o primeiro passo, que foi colocar na Libertadores.
Na vitória na Arena, Renato surpreendeu e fez mudanças em dois setores da equipe. Ele optou por escalar Caíque no gol na vaga de Gabriel Grando e Nathan Fernandes ao lado de Suárez e Galdino no ataque. Ele explicou as opções:
— Quando o jogador chega da base para o profissional é lapidar, tirar os defeitos, treinar a parte tática, ajustar algumas coisas. É importante para ele (Nathan) ter essa consciência na parte tática. No profissional, precisa voltar para pegar o lateral. Ele evoluiu bastante, fomos colocando na cabeça dele algumas coisas. Vem se destacando nos treinamentos. Tem mais dois, três que estou de olho. Estreou como titular. Foi bem. É um garoto que tem um futuro brilhante — explicou o treinador sobre o garoto da base.
— Eu tenho dado oportunidades para todo mundo. Grando teve várias, Caíque teve uma ou duas. Até domingo, outros jogadores vão sair, até para rodar o grupo, tem problema de cartão, de lesão e também para dar oportunidade. Caíque foi bem também — completou Renato em relação à mudança no gol.
O objetivo agora é secar Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, que estão com 63 pontos, para tentar chegar ao G-4 nas duas rodadas restantes. Com 66 pontos, o Palmeiras lidera o campeonato. O time volta a campo no domingo (3), 18h30min, contra o Vasco, mais uma vez na Arena.