O Grêmio está de volta à Libertadores. De virada, o Tricolor venceu o Goiás por 2 a 1 na Arena e garantiu matematicamente uma vaga para a principal competição das Américas em 2024. Agora com 62 pontos, e em quinto lugar, o Tricolor termina a 36ª rodada a um ponto do G-4 e finalizará o Brasileirão entre os seis melhores da competição. O objetivo agora é secar Botafogo, Atlético-MG e Flamengo, que estão com 63 pontos, para tentar chegar ao G-4 nas duas rodadas restantes. Com 66 pontos, o Palmeiras lidera o campeonato.
Renato surpreendeu na escalação. Mas não foi na posição onde se esperava. Além de promover a estreia de Nathan Fernandes como titular, o técnico também resolveu alterar o goleiro. Saiu Gabriel Grando, e Caíque começou a partida como titular. O ex-jogador do Ypiranga foi um dos nomes mais festejados no anúncio da escalação.
Nathan Fernandes esteve envolvido no primeiro lance de perigo. Fabio fez o cruzamento, o jovem de 18 anos se antecipou ao zagueiro e acabou atrapalhado no momento da finalização, com apenas três minutos de partida.
Apesar na necessidade de vitória, Grêmio e Goiás quase fizeram a primeira meia hora de jogo em ritmo de treino. A marcação frouxa das duas equipes deixou a partida sem velocidade. Seria um período quase sem ações importantes não fosse uma falha geral da defesa gremista. O Goiás aproveitou a desatenção dos marcadores e saiu em vantagem na Arena. Um chutão do campo de defesa e que se transformou em gol de Morelli. Fabio perdeu pelo alto na linha do meio de campo. Morelli ganhou de Carballo, correu mais do que o uruguaio e bateu na saída de Caíque do gol para marcar, aos 27 minutos.
Irritado, Renato sacou Galdino aos 34 minutos e colocou Ferreira em campo. Aos 36, o Goiás teve a chance de ampliar. Vinicius foi lançado, ganhou na corrida de Bruno Alves e tocou para Palacios. Caíque se atirou na frente do jogador da equipe goiana e afastou a bola para a linha de fundo. Devido ao fraco rendimento, o time recebeu muitas vaias ao fim da primeira etapa na Arena.
Renato fez outras duas mudanças no Grêmio na volta do intervalo. Pepê e Gustavo Martins entraram nos lugares de Carballo e Fabio. Mas não fosse Caíque, o Goiás teria ampliado. Após escanteio, Vinicius cabeceou e o goleiro salvou quase em cima da linha. O susto ajudou o Grêmio a entrar no jogo.
Deu a lógica na Arena do Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
Em uma combinação entre Suárez e Ferreira, o camisa 10 recebeu na área, driblou o marcador e empatou a partida com um chute no canto de Tadeu aos 4 minutos. Os jogadores do Goiás reclamaram de uma falta de Kannemann na origem do lance, mas a arbitragem validou o gol após checagem do VAR.
Aos 10, com a ajuda da defesa do Goiás, o Grêmio virou. Bruno Melo cabeceou para trás e serviu Cristaldo. O argentino pegou de primeira e marcou o gol do alívio para os mais de 38 mil gremistas que estavam na Arena, com 10 minutos de segunda etapa. Em vantagem no placar, o Tricolor tomou conta de vez do jogo. A combinação que partia do lado direito entre Nathan Fernandes e Suárez criou uma série de boas oportunidades de gols. Renato ainda colocou Nathan e André Henrique nos lugares de Cristaldo e Nathan Fernandes na parte final do jogo.
Grêmio carimbou o passaporte para percorrer a América
CONFIRA NA COLUNA
Agora restam mais dois compromissos para o Grêmio em 2023. De olho ainda em um lugar no G-4, para garantir vaga direta na fase de grupo da Libertadores, o próximo adversário será o Vasco. A partida deste domingo (3), às 18h30min, na Arena deve ser a despedida do centroavante Luis Suárez da torcida em Porto Alegre. Na próxima semana, na quarta, o Tricolor finaliza o Brasileirão contra o Fluminense.
Suárez, como sempre, fazendo a diferença para o Grêmio
CONFIRA NA COLUNA
Brasileirão — 36ª rodada — 30/11/2023
Grêmio (2)
Caíque; Fabio (Gustavo Martins, INT), Kannemann, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Pepê, INT) e Cristaldo (Nathan, 27'/2ºT); Galdino (Ferreira, 34'/1 ºT), Suárez e Nathan Fernandes (André Henrique, 35'/2ºT).
Técnico: Renato Portaluppi
Goiás (1)
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Dieguinho; Willian Oliveira, Morelli, Guilherme (Anderson, 33'/2ºT) e Lucas Oyama (Edu, 33/2ºT) ; Vinícius (Breno, 9'/2ºT) e Palacios (Apodi, 9'/2ºT).
Técnico: Mário Henrique (interino)
GOLS: Morelli (GO), aos 27min do 1º tempo; Ferreira (G), aos 4min, e Cristaldo aos 10min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: Nathan Fernandes (G), Carballo; Palacios (GO), Apodi
ARBITRAGEM: Marcelo de Lima Henrique (CE), auxiliado por Nailton Junior (CE) e Victor Hugo dos Santos (PR). VAR: Rodrigo D'Alonso (SC)
PÚBLICO: 38.683 (36.875 pagantes)
RENDA: R$ 2.550.969,00
LOCAL: Arena do Grêmio
Próximo jogo
- Domingo, 3/12 — 18h30min
- Grêmio x Vasco
- Arena do Grêmio — Brasileirão (37ª rodada)