Foi no penúltimo dia do ano que o torcedor gremista recebeu a resposta mais aguardada das últimas semanas. Renato Portaluppi será o técnico para 2024. O treinador entrará na oitava temporada à frente do Tricolor, com participação garantida nas principais competições: Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil.
— Vamos para mais um ano de muito trabalho e muitos desafios. Gostaria de agradecer ao presidente Guerra e a toda diretoria por confiar no nosso trabalho. E também quero agradecer a nossa torcida. Vocês foram fundamentais em 2023 e serão muito mais em 2024. Teremos muitos desafios importantes e o torcedor pode ter certeza de que o Grêmio virá muito forte. Obrigado por todo carinho. Feliz Ano-Novo, torcida Tricolor. Vamos juntos, sempre — comenta o treinador.
Na última temporada, Renato Portaluppi levou o Grêmio ao vice-campeonato do Brasileirão, além do hexacampeonato do Gauchão e do tetracampeonato da Recopa Gaúcha. O treinador vai para o oitavo ano no comando técnico do Tricolor. A primeira oportunidade foi em 2010, quando assumiu com a temporada em andamento e classificou o time para a Libertadores do ano seguinte — feito alcançado em todas as vezes que esteve na casamata gremista, com exceção de 2022, quando pegou o clube na segunda divisão.
O eterno camisa 7 gremista se consolidou como um dos principais treinadores brasileiros a partir de 2016, quando iniciou o ciclo mais vitorioso na história recente do Grêmio. Renato também pegou o "bonde andando" e encerrou o jejum de 15 anos sem títulos do lado azul para com a conquista da Copa do Brasil.
No ano seguinte, veio a Libertadores da América, e o professor Renato se tornou o primeiro brasileiro a ganhar o torneio como jogador (1983) e técnico. Ainda em 2017, teve o vice do Mundial diante do Real Madrid, com uma derrota de 1 a 0. Em 2018, o Grêmio ganhou a Recopa Sul-Americana.
São 483 jogos como treinador gremista: 253 vitórias, 124 empates e 106 derrotas. Os números apontam 60,9% de aproveitamento. O histórico vencedor, que somou taças ao passado brilhante como atacante campeão do mundo e da América, consagrou Renato como uma estátua, literalmente. O monumento foi inaugurado na explanada da Arena em 2019.
O elenco do Grêmio se reapresenta em 8 de janeiro para os testes e avaliações da pré-temporada. No mesmo mês, começam os jogos do Gauchão e da Recopa Gaúcha. A Libertadores e o Brasileirão se iniciam em abril, e, em maio, o Tricolor entra na Copa do Brasil.