O final de 2023 foi agitado no Grêmio. O clube realizou uma série de anúncios pensando no time e no grupo para 2024. O mais significativo dos comunicados feito aos torcedores foi a permanência de Pedro Geromel. O zagueiro de 38 anos renovou seu contrato por mais seis meses, com uma significativa redução salarial, e terá a oportunidade de mostrar no período que ainda suporta a carga física para atuar em alto rendimento.
O clube também comunicou a renovação do goleiro Gabriel Grando, a compra do atacante André Henrique e a contratação de Fernando Lazaro para trabalhar no departamento de futebol.
A continuidade de Geromel era tratada como uma das questões mais importantes a solucionar para 2024. Após completar 10 anos de Grêmio em dezembro, o zagueiro é líder e uma das vozes mais ativas do vestiário gremista. Além dos aspectos extracampo, a direção conta que o defensor possa ajudar tecnicamente na disputa do Gauchão e no início da Libertadores.
Após um ano em que jogou 46 partidas, Geromel fez apenas sete jogos em 2023. Consequência de uma lesão no joelho esquerdo no início da pré-temporada e que o afastou por oito meses dos gramados. Em novembro, uma lesão muscular acabou com sua temporada. Em entrevista para GZH antes do anúncio da renovação, o zagueiro se manifestou favorável ao modelo que acabou sendo adotado para prolongar sua história no clube.
— Entendo que vou ter que ganhar menos, é normal. Não quero ficar de favor. Se acharem que eu tenho importância, vamos conversar. Já deixei claro que minha vontade é me aposentar no Grêmio — disse.
Após esse período de seis meses, Geromel e seu representante irão avaliar a situação. O defensor afirmou que tinha planos de jogar a temporada de 2024 e se aposentar ao fim do ano.
— Não consigo pensar a longo prazo. Estou me preparando para jogar um ano e encerrar a carreira pelo Grêmio. Depois, sinceramente, não sei — comentou.
Outro movimento anunciado pelo clube na última semana do ano foi o acionamento da cláusula de compra de André Henrique. A direção tentou negociar junto ao Hercílio Luz um valor mais baixo, mas acabou comprando o centroavante pelo valor que estava previsto originalmente. O Grêmio pagará R$ 6,4 milhões por 40% dos direitos econômicos do jogador de 22 anos. André fez 25 jogos pelo Tricolor, com três gols marcados.
Fechando o pacote de renovações, o clube também teve novidades no gol. Mas o caso de Gabriel Grando foi apenas uma questão burocrática. A ampliação do vínculo anunciada pelo clube foi consequência do atingimento de uma meta estipulada no contrato antigo do goleiro, que ativou um gatilho para aumento salarial por ele ter virado titular. O novo acordo agora tem validade até outubro de 2026.
A quarta e última novidade anunciada pelo Grêmio foi a contratação de Fernando Lazaro. O profissional de 42 anos trabalhará no departamento de futebol a partir de 2024 e será um elo entre a área executiva, comissão técnica e categorias de base, incluindo os setores de análise de mercado e desempenho.
Após iniciar sua carreira no Corinthians, também teve passagens pela comissão técnica da Seleção Brasileira e no Lyon, da França. A ideia é que o novo contratado auxilie Renato Portaluppi, que ajustou os últimos detalhes pendentes para sua renovação, mas que também tenha participação na prospecção de reforços e avaliação de possíveis promoções de jovens das categorias de base para o grupo principal.