Depois do vice-campeonato brasileiro e da classificação para a fase de grupos da Libertadores, o Grêmio precisa resolver algumas questões até o fim do ano para começar a temporada 2024 da melhor forma possível.
Antes de qualquer decisão, o Tricolor precisa mexer a primeira peça no tabuleiro gremista para o ano que vem. A renovação com o técnico Renato Portaluppi é o primeiro dos desafios do presidente Alberto Guerra e da direção para a sequência do trabalho. GZH elenca cinco tarefas para o Grêmio cumprir antes do final do ano. Confira:
Renovar com Renato Portaluppi
O técnico e os dirigentes conversaram nos últimos dias, desde o fim do Brasileirão, mas o acordo ainda não aconteceu. Está prevista uma nova rodada de tratativas para resolver a questão, com a expectativa das duas partes de que o desfecho será positivo e a permanência do treinador no comando da equipe será confirmada para o próximo ano.
O que ainda surge como assunto a ser resolvido na negociação é a questão financeira do novo contrato. Renato deseja uma valorização após ter conduzido o clube a uma temporada com resultados além das expectativas. O ano terminou com título na Recopa Gaúcha, conquista do Gauchão, vice no Brasileirão e classificação à Libertadores com vaga direto na vaga de grupos.
Buscar um substituto para Suárez
A realidade é que nenhum jogador conseguirá dar o retorno desportivo e midiático que o centroavante uruguaio deu em 2023. No entanto, com as competições que o Grêmio terá pela frente, o Tricolor precisará de um centroavante titular para a temporada de 2024.
João Pedro Galvão terá a chance de brigar pela vaga, mas outro jogador para a função será buscado no mercado. Uma das possibilidades é o argentino naturalizado mexicano Rogelio Funes Mori, 32 anos, que defende atualmente o Monterrey. O centroavante tem contrato até junho deste ano com o clube do México, o que facilitaria a perspectiva de liberação.
Resolver a questão Geromel
Aos 38 anos e com 10 temporadas de Grêmio, o zagueiro tem seu contrato se encerrando no dia 31 de dezembro deste ano. A grande questão do jogador é sua pouca frequência em campo em 2023. Convivendo com lesões, ele só entrou em campo em sete oportunidades nesta temporada. Ídolo do clube, um possível acordo de renovação entre as partes deve envolver uma negociação do salário de Geromel.
Encontrar um goleiro experiente
O planejamento do Grêmio para 2024 também contempla a contratação de um goleiro experiente para a disputa da Libertadores. Caíque fica sem contrato em 31 de dezembro, mas a tendência é de que renove e permaneça como alternativa para a próxima temporada.
Apesar dessa permanência, a direção deseja contar com um titular afirmado. Até o momento, três nomes já foram sondados. Cássio, do Corinthians, é uma das opções. O santista João Paulo também está avaliação. Santos, do Flamengo, é outra alternativa estudada.
Negociar jogadores
Além de contratar para 2024, o Grêmio também precisa fazer caixa para conseguir fazer investimentos maiores. Gabriel Grando, que recebeu sondagens do Exterior, deve ser negociado quando o interesse de algum clube for formalizado. Outro nome que pode deixar o clube é Ferreira que, recentemente, foi sondado por São Paulo e Corinthians. Villasanti, com suas boas atuações, tem chamado atenção do futebol europeu e pode ser vendido.