A primeira peça do tabuleiro tricolor para 2024 está prestes a ser movimentada. A direção pretende resolver no início desta semana a renovação de Renato Portaluppi.
O técnico e os dirigentes conversaram nos últimos dias, desde o fim do Brasileirão, mas o acordo ainda não aconteceu. Está prevista uma nova rodada de tratativas para resolver a questão, com a expectativa das duas partes de que o desfecho será positivo e a permanência do treinador no comando da equipe será confirmada para o próximo ano.
O que ainda surge como assunto a ser resolvido na negociação é a questão financeira do novo contrato. Renato deseja uma valorização após ter conduzido o clube a uma temporada com resultados além das expectativas. O ano terminou com título na Recopa Gaúcha, conquista do Gauchão, vice no Brasileirão e classificação à Libertadores com vaga direto na vaga de grupos.
— É importante que a gente tome uma decisão o mais rápido possível para começar a trabalhar. Jamais me permiti negociar com alguém antes de resolver com ele (Renato). Esperamos resolver isso nos próximos dias para seguirmos o trabalho — disse Alberto Guerra, após o fim do Brasileirão.
Após definir quem comandará o time, o foco da direção será na montagem do grupo. Os primeiros movimentos do Grêmio no mercado tiveram início ainda na última quinta. O anúncio da compra de Everton Galdino no dia seguinte a vitória no Maracanã na última rodada do Brasileirão deu a largada na montagem do grupo. Em entrevista a Leonardo Oliveira, o vice de futebol Antonio Brum projetou como será a atuação no mercado:
— Para 2024, talvez cinco ou seis chegadas, se não tivermos mais perdas. Creio que seja um número interessante para começar o ano.
GZH apurou que essas posições, no momento, seriam goleiro, lateral-esquerdo, volante, ponta e atacante. A principal prioridade nesta janela de transferências é encontrar mais um centroavante. A saída de Luis Suárez deixa uma enorme brecha no comando do ataque da equipe para a próxima temporada. J.P Galvão terá a chance de brigar pela vaga, mas um outro jogador para a função será buscado no mercado.
Uma das possibilidades é o argentino naturalizado mexicano Rogelio Funes Mori, 32 anos, que defende atualmente o Monterrey. O centroavante tem contrato até junho deste ano com o clube do México, o que facilitaria a perspectiva de liberação.
Para a lateral, a ideia é viabilizar uma alternativa a Reinaldo. Cuiabano passou a ser utilizado mais avançado e a avaliação da direção é de que será importante ter um jogador em condições de disputar a titularidade na função.
Quanto aos reforços para o meio de campo, o perfil buscado abrange duas opções. Um volante com características de saída de jogo e um outro atleta de perfil mais defensivo, como opção para eventuais ausências de Villasanti, são os jogadores buscados.
O planejamento do Grêmio para 2024 também contempla reformular a lista de opções para goleiro. Gabriel Grando, que recebeu sondagens do Exterior, deve ser negociado quando o interesse de algum clube for formalizado. Caíque fica sem contrato em 31 de dezembro, mas a tendência é de que renove e permaneça como alternativa para a próxima temporada.
Apesar dessa permanência, a direção deseja contar com um titular afirmado. Até o momento, três nomes já foram sondados. Cássio, do Corinthians, é uma das opções. O santista João Paulo também está avaliação. Santos, do Flamengo, é outra alternativa estudada.