O Grêmio abrirá a semana com o objetivo de definir a permanência do técnico Renato Portaluppi para 2024. A partir daí, bem como ocorreu na última temporada, entregará ao comandante uma lista com nomes de jogadores que se pretende contratar. A prioridade da diretoria será reforçar o sistema ofensivo.
Por conta da saída de Luis Suárez, a busca por um novo camisa 9 demanda maior empenho. O Tricolor sabe que não conseguirá trazer alguém do mesmo patamar do uruguaio, uma estrela do futebol mundial. Ainda assim, pretende investir em um centroavante de estatura no mercado sul-americano.
Um dos atletas monitorados, como informou GZH, é Rogelio Funes Mori, que atua no Monterrey. Revelado na base do River Plate, o argentino naturalizado mexicano já havia sido procurado na metade deste ano, quando os dirigentes gremistas passaram a temer pela saída de Suárez e procurar por um eventual substituto.
Entretanto, seja pela situação que acabou sendo contornada com o uruguaio na Arena, ou pelos valores envolvendo a negociação com os mexicanos, as conversas não avançaram. Agora, poderão ser reiniciadas, já que o centroavante tem contrato até o fim de junho de 2024.
Além do camisa 9 que deve desembarcar em Porto Alegre, o clube pretende apostar na manutenção dos outros jogadores que encerraram o ano como alternativas. Há o entendimento de que, com uma pré-temporada, João Pedro Galvão pode elevar o rendimento e repetir as atuações que o levaram ser convocado para a seleção italiana. Já André Henrique precisa ser comprado junto ao Hercílio Luz.
Ponta
Outra posição que será reforçada é a de atacante pelos lados de campo. No início de 2023, outros setores do campo foram priorizados, como as laterais e o meio-campo, por entender que Ferreira poderia assumir o protagonismo. Contudo, as lesões musculares atrapalharam a sequência do camisa 10.
Agora, independentemente do surgimento de Nathan Fernandes e da continuidade de Lucas Bezossi e Ferreira (foi procurado por São Paulo e Corinthians), a diretoria entende que novas opções precisam chegar, pois o clube terá um calendário mais extenuante com a disputa da Libertadores.