O mercado da bola no Brasil está finalmente aberto depois do término das competições nacionais. Agora, os clubes começam a se movimentar em busca de reforços para a próxima temporada. Nomes começam a ser especulados para chegarem e para saírem. A dupla Gre-Nal pode recorrer a atletas rebaixados da Série A.
O Brasileirão de 2023 rebaixou para a Série B o América-MG, o Coritiba, o Goiás e o Santos. Mesmo com as más campanhas, os times têm jogadores que podem ser úteis para as duas equipes de Porto Alegre. GZH traz cinco nomes que podem servir para a Dupla. Confira:
Jean Lucas - meio-campista do Santos
É um meio-campista de bastante vigor e que consegue fazer praticamente todas as funções do meio de campo. Formado no Flamengo, já havia passado pelo Peixe antes de se transferir para a Europa. Jogou em Mônaco e Lyon, antes de voltar ao Santos no meio desta temporada. Fez 22 jogos em 2023, com três assistências dadas. Tem contrato até 2027, mas o clube pode precisar se desfazer do jogador.
Soteldo - meia-atacante do Santos
Mais um que voltou ao time paulista — veio por empréstimo em 2022 e foi adquirido em 2023. Que tem qualidade, ninguém duvida. Foi um dos responsáveis pelo Santos conseguir melhorar seu desempenho na temporada, mas não foi o suficiente para evitar o rebaixamento. Deu oito assistências. Teve problemas extracampo com o técnico Paulo Turra, quando chegou a ser afastado da equipe principal.
João Paulo - goleiro do Santos
Inevitavelmente ficou marcado pelo erro no gol que selou o rebaixamento do Santos para a Série B, mas salvou a equipe em tantos outros momentos do ano. Foi um goleiro seguro que, além de boas defesas, também se mostrou bom com os pés. Pode ser uma opção para titularidade ou até mesmo para a reserva.
Natanael - lateral-direito do Coritiba
Foi um dos jogadores mais regulares do Coxa durante a temporada. Fez 47 jogos e deu duas assistências. Como ainda é jovem (21 anos) pode ser um bom nome para compor o elenco da dupla Gre-Nal em uma posição habitualmente carente no futebol brasileiro. Tem contrato com o time paranaense até dezembro de 2025.
Mastriani - atacante do América-MG
Aos 30 anos, marcou 21 gols na temporada com a camisa do Coelho. Suas boas atuações em Belo Horizonte fizeram com que seu nome fosse ligado a inúmeros clubes pelo Brasil, caso do Atlético-MG e do Corinthians. A multa do camisa 17 é de aproximadamente R$ 50 milhões, além de ter um salário em torno de R$ 200 mil.