No próximo dia 28, o Conselho Deliberativo do Grêmio votará proposta da direção para ceder à prefeitura uma parte da área das escolinhas, no Cristal, em troca de um novo terreno na Zona Norte, em frente à Arena e ao lado do CT Luiz Carvalho. O objetivo do clube é ampliar e melhorar a estrutura do local onde hoje o time profissional realiza os seus treinamentos.
O clube já mantém conversas há alguns anos com os órgãos públicos sobre o tema, mas as negociações avançaram nos últimos meses. Assim, o assunto será votado pelos conselheiros no final do mês.
A ideia da direção do Grêmio é receber um terreno de 10 hectares situado atrás das atuais dependências do CT. Com isso, o clube poderia construir novos campos, reformular a estrutura do futebol e ainda aproximar as categorias de base do time principal.
Em troca, o Grêmio cederia ao município três hectares do terreno onde hoje estão situadas as escolinhas, no Cristal, às margens do Guaíba, para que a prefeitura dê sequência ao projeto de revitalização da Orla. As escolinhas seguiriam funcionando no mesmo local, mas em uma área reduzida.
O clube ainda receberia contrapartidas pela permuta, em função de estar entregando ao município uma área mais valorizada da cidade em troca de outra de valor mais baixo. A Multiplan, empresa responsável pelas obras na Orla, repassaria ao Tricolor R$ 5 milhões para melhorias na estrutura das escolinhas e mais R$ 15 milhões que seriam investidos na ampliação do CT.
Ainda não há prazo para conclusão dos trâmites e início das obras.