O Grêmio tem negociação em andamento para erguer um novo centro de treinamentos junto à Arena, às margens da BR-290. As tratativas com uma construtora envolvem troca de áreas e construção de vestiários, gramados e outras estruturas básicas para a chamada "Escola de Futebol", atualmente instalada no bairro Cristal, na zona sul de Porto Alegre.
A "Escola de Futebol" do Grêmio acolhe crianças entre cinco e 15 anos.
A ideia é anunciar acordo e iniciar as obras ainda em 2019. O negócio encaminhado visa trocar 7,5 hectares que estão com o Grêmio atualmente por área de igual tamanho ao lado do CT Presidente Luiz Carvalho, onde treina o elenco principal.
— Estamos em fase de planejamento. É preciso de algumas aprovações. Mas seria um conjunto de ações entre o Grêmio, a construtora, a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado — destaca o diretor de futebol do Grêmio, Deco Nascimento.
Desde o ano passado, a prefeitura articula acordo com o Grêmio. A administração municipal tem interesse pelo projeto residencial que será erguido na região e pelo impacto no local.
O Grêmio avançou o diálogo com a construtora, prefeitura e demais envolvidos na troca das áreas pouco antes da parada do Campeonato Brasileiro. Em meio ao recesso, as partes voltaram a se encontrar e conversar sobre o projeto do CT para os jovens do clube.
A ideia é de que o CT tenha sete gramados, arquibancada, iluminação para jogos à noite e vestiários. No início da negociação, o Grêmio chegou a tentar incluir as instalações do CTF (Centro de Formação e Treinamento) Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, no pacote. Não houve acordo. Assim, somente a "Escola de Futebol" entrará no negócio.
De 2015 para cá, desde o início da negociação, o Grêmio passou a investir maciçamente nas categorias de base. O mais recente ato desta política foi encaminhar parte da venda de Tetê ao Shakhtar Donetsk para obras em Eldorado do Sul.
A prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado foram contatados pela reportagem, mas ainda não deram retorno sobre o projeto.