Na retomada do Brasileirão após a parada na data Fifa, o Grêmio enfrentará o Bragantino em jogo que marcará um reencontro com o lateral-esquerdo Juninho Capixaba. Depois de uma saída sem deixar saudade na torcida tricolor, o jogador se recuperou ainda no Fortaleza e hoje é uma das peças mais importantes da equipe treinada pelo português Pedro Caixinha.
Capixaba chegou ao Grêmio durante a temporada 2018. Em 2019, após bom início, quando anotou cinco gols em seus primeiros seis jogos, teve os direitos comprados do Corinthians. O Tricolor pagou R$ 4 milhões e cedeu mais 10% do volante Ramiro para comprar o lateral.
O jogador não confirmou a expectativa criada de seu bom início de temporada 2019 e acabou emprestado ao Bahia no ano seguinte. Depois seguiu ao Fortaleza, onde ficou até o final do ano passado e ainda tinha contrato com o Tricolor até fevereiro deste ano. O final do vínculo, porém, foi antecipado para dezembro e ele acertou com o Bragantino.
Peça importante com Caixinha
Sob comando do técnico Pedro Caixinha, Capixaba mostrou uma nova versão. Conhecido por ser um lateral de forte apoio ofensivo, mas com dificuldade defensiva, o jogador foi usado até mesmo como zagueiro em alguns momentos nos quais o português formou o time com linha de três homens atrás.
Repórter do Correio de Atibaia, Rodrigo Seixas avalia que Juninho Capixaba é o jogador mais regular do Bragantino na temporada.
— Dentro de campo, tornou-se referência para Pedro Caixinha e hoje nenhum atleta simboliza melhor o Bragantino do que ele. Com um time muito intenso, ele é o líder da pressão, sempre ativo para recuperar a bola. Ajuda muito também para matar contra-ataques adversários protegendo a defesa, que joga bem adiantada. Com a bola, costuma ser o atleta mais acionado em campo e dita muita vezes como será a construção de jogadas do time, avançando sempre a zonas mais próximas do gol quando vê espaços. É o lateral-esquerdo que circula pelo campo e ajuda em todas as fases do jogo — observa.
Proposta russa recusada
Com a boa fase, o Bragantino rejeitou no mês passado uma proposta de 5,5 milhões de euros (R$ 29,2 milhões) do CSKA, da Rússia, por Juninho Capixaba. O técnico Pedro Caixinha se manifestou na ocasião pedindo a permanência do atleta.
— Existe, de fato, oferta e negociações, mas as coisas não estão concretizadas. Temos de nos adaptar à realidade do mercado e ao projeto da equipe. Não gostamos de perder jogadores, não gostamos de perder jogadores com a qualidade do Juninho, do comportamento que ele leva para campo e contagia os demais. Mas vamos esperar para ver se de fato concretiza e, depois, voltamos a falar sobre isso — declarou em 27 de agosto quando a negociação estava em andamento.
Juninho Capixaba tem 42 jogos pelo Bragantino com três gols marcados. Ele ainda contribuiu com quatro assistências para os companheiros.