O Grêmio se prepara para encarar um minicampeonato paulista particular nos próximos nove dias. Para isso, o clube montou uma programação especial para atender às necessidades dos jogadores, com uma logística pensada para a ida a São Paulo para enfrentar Bragantino e Corinthians, e depois o retorno a Porto Alegre para receber o Palmeiras.
A comissão técnica adotou algumas medidas, valendo a partir desta quarta-feira (13), para dar melhores condições ao grupo antes da viagem. Após treinar nesta terça (12) no CT Luiz Carvalho, a delegação embarca para Atibaia, no interior paulista, onde permanecerá concentrada por cinco dias.
A ideia é minimizar o desgaste da delegação com deslocamentos em São Paulo. Por isso, a opção de montar base em Atibaia. O primeiro compromisso será em Bragança Paulista. A distância do resort que abrigará a delegação é de apenas 25 quilômetros de distância para a cidade do confronto contra o Bragantino. Após a partida de quinta (14), o clube permanecerá no hotel até a tarde de domingo. Uma opção feita para oferecer a melhor estrutura possível para a recuperação física dos atletas.
Segundo fontes consultadas por GZH, a comissão técnica entende que a permanência do grupo em Atibaia após a partida contra o Bragantino é importante para controlar o sono e a alimentação dos jogadores. O resort que hospedará a delegação também conta com estrutura de excelência para clubes de futebol. Além dos dois campos de, o local tem cinco piscinas aquecidas, academia e centro médico.
Quando enfrenta adversários de São Paulo, o Grêmio costuma utilizar o CT do Corinthians para treinar. Como o time será adversário, não será possível fazer nenhuma atividade no local. A outra alternativa habitual da logística contra adversários paulistas é o CT da base do Palmeiras, mas o local é avaliado com uma estrutura inferior ao que o Grêmio terá à disposição em Atibaia.
Nos cálculos da comissão técnica, é avaliado que será uma sequência de jogos muito intensos e com pouco tempo de recuperação entre eles. Serão três partidas no intervalo de apenas sete dias. Após enfrentar o Bragantino, o Corinthians será adversário na próxima segunda-feira (18). O clube retorna a Porto Alegre na terça e já entrará em campo na quinta-feira da semana que vem (21) contra o Palmeiras.
Essa sequência do campeonato é apontada no clube como fundamental para o sonho de se aproximar do Botafogo.
— Meu objetivo agora é ainda a briga pelo brasileiro. Muita gente fala que é difícil, mas eu já vi muita coisa no futebol. Enquanto tiver chances matemáticas, nós vamos pensar em título, sim. Ou, no mínimo, uma vaga direta para a Libertadores — comentou Renato Portaluppi, em entrevista exclusiva para ZH.
De volta da seleção olímpica, Gabriel Grando e Bitello serão reavaliados. Apenas o goleiro deve ser reforço para os jogos. A tendência é de que o meio-campista seja mantido fora das partidas até definir seu futuro no clube. A expectativa de Renato, no entanto, é de que o jogador acabe negociado com o Dínamo de Moscou. Questionado sobre a situação, o técnico afirmou que espera que se confirme a venda do atleta.
— Você quer a verdade? A verdade é que (sai) se eles souberem dividir o bolo. Entendeu? O problema é a divisão do bolo ali fora. É por esse problema que ele não saiu, mas acredito que ele vai sair, sim — concluiu.
Carballo e Villasanti se somam ao restante do grupo amanhã. A dupla atuará nesta terça por suas seleções. O Paraguai vai até a Venezuela e o Uruguai enfrentará o Equador em Quito. Os dois serão reavaliados em São Paulo.