A cada momento, Bitello parece estar mais fora do Grêmio. O meia tem uma proposta do Dínamo Moscou, da Rússia, e o Tricolor já sinalizou positivamente com o aceite dos valores. A oferta dos russos é de 10 milhões de euros por 100% do jogador. Pelos seus 70%, o clube gaúcho embolsaria 8 milhões de euros após uma tratativa com o Cascavel, que detém os 30% restantes. Além disso, o atleta receberia um aumento salarial.
O técnico Renato Portaluppi tem conversado com Bitello e também trabalha com a possibilidade de saída imediata do jogador.
— Eu aconselho ele, já tivemos várias conversas. Ele me pede conselhos, eu dou, mostro o melhor caminho, falo o que tenho que falar. Corrigi muito ele dentro de campo, e a evolução dele está aí. Ontem (domingo), o Ramon (Menezes, treinador da seleção pré-olímpica do Brasil) me ligou e me falou bem dele. O Ramon gosta muito dele, e aqui ele estava sendo só volante. Hoje, ele pisa muito na área, faz gols justamente por isso, por essa evolução. Eu procuro aconselhar, ele já me procurou várias vezes — afirmou Renato em entrevista à Rádio Gaúcha e GZH.
— Você quer a verdade? A verdade é que (sai) se eles souberem dividir o bolo. Entendeu? O problema é a divisão do bolo ali fora. É por esse problema que ele não saiu, mas acredito que ele vai sair, sim — concluiu.
Atualmente, Bitello tem dois empresários trabalhando em sua carreira. Marcelo Karan é o procurador mais antigo, com quem o jogador tem contrato até o fim de 2024. Porém, recentemente, o jogador escolheu Maickel Portela como seu agente, mesmo que haja o vínculo com Karan. As comissões a serem pagas a cada empresário nesta situação é que formam o "bolo" citado por Renato.
Até o momento, a negociação com o Dínamo Moscou ainda não está concluída, segundo apurou GZH. Alguns detalhes entre o jogador e o clube russo estão sendo debatidos, mas o Grêmio sinalizou positivamente à oferta.
Inicialmente, Bitello não gostaria de se transferir ao futebol da Rússia, mas o entendimento mudou com a movimentação do mercado. O jogador está retornando do Marrocos, onde estava com a seleção pré-olímpica, e chegará a Porto Alegre nesta terça-feira (12), quando o martelo deve ser batido sobre a saída ou a permanência do meia.