Sabendo que dificilmente conseguirá contar com Luis Suárez para a temporada 2024, o Grêmio está de olho no centroavante Matías Arezo, do Peñarol. Conforme o colunista Cesar Cidade Dias, o jogador foi procurado pela direção gremista. Aos 20 anos, ele é o vice artilheiro do Campeonato Uruguaio, com 12 gols.
Embora tenha começado a carreira atuando como ponta, Matías Arezo se consolidou como centroavante, cumprindo as funções ofensivas e defensivas próximas ao gol. Gosta de jogar como pivô e movimentar-se entre os zagueiros, além de apresentar força para as disputas no jogo aéreo. Com a bola, é um legítimo finalizador.
Segundo o Sofascore, sua média de chutes ao gol é de 4,7 por partida, um número considerado alto. Suárez, no Brasileirão, tem 3,8, por exemplo. Arezo está emprestado ao Peñarol até dezembro. Seu contrato com o Granada vai até a metade de 2026.
Matías Arezo surgiu em 2019 no pequeno River Plate, então comandado por Jorge Fossati, como uma das joias do futebol uruguaio. Na temporada, ele ajudou a equipe a chegar no vice-campeonato do torneio intermédio e foi artilheiro da seleção sub-17 no Sul-Americano, com cinco gols.
No ano seguinte, embora com apenas 18 anos, fez parte do selecionado celeste que disputou o Pré-Olímpico, na categoria sub-23.
Ainda no River Plate uruguaio, com o passar das temporadas, Arezo se consolidou como centroavante de área. Os 15 gols em 2020 e 16 em 2021 chamaram a atenção dos principais clubes do país, como Nacional e Peñarol, e também do Palmeiras. No entanto, a ambição de atuar no futebol europeu lhe fez aceitar a proposta do Granada.
Arezo no Peñarol
- 16 gols
- 24 jogos
- 4,7 finalizações por jogo
Na Espanha, porém, foram apenas 17 jogos (quatro deles como titular) e somente um gol marcado. Sem conseguir alcançar suas expectativas em um ano e meio na Europa, acertou com o Peñarol, por empréstimo, em janeiro.
No Carbonero, alcançou o sucesso. Até o momento, somando jogos do Campeonato Uruguaio e da Copa Sul-Americana, Arezo tem 24 jogos e 16 gols marcados, deixando Abel Hernández, ex-Inter, no banco de reservas.
O bom momento também lhe fez ser convocado para a seleção do Uruguai nas datas Fifa de março e junho. Foram três amistosos e um gol na vitória por 4 a 1 sobre a Nicarágua.