Árbitro que não marcou o pênalti de Yuri Alberto nos acréscimos do empate entre Corinthians e Grêmio, em Itaquera, na noite desta segunda-feira (18), Wilton Pereira Sampaio foi criticado por Luis Suárez na semana passada. Na ocasião, o juiz brasileiro deixou de marcar um pênalti para o Uruguai nos minutos finais da derrota para o Equador, em Quito, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Com o Uruguai perdendo de 2 a 1 para o Equador, o meia Facundo Pellistri foi acertado no rosto pelo goleiro Hernán Galíndez aos 52 do segundo tempo na área equatoriana. O árbitro Wilton Pereira Sampaio não marcou pênalti e ainda deu falta a favor dos equatorianos no que foi o último lance da partida. O VAR naquele dia era de responsabilidade do gaúcho Daniel Nobre Bins, que não chamou Wilton para rever o lance.
Depois do jogo, Luis Suárez publicou em seu Twitter um vídeo do lance e escreveu: "Incrível".
A mensagem de Suárez teve resposta de Mario Risso, que foi seu companheiro no Nacional. Risso brincou dizendo: "É você e segue brigando contra o juiz. Não fique louco". Suárez respondeu lembrando da arbitragem de Wilton em eliminação do Uruguai para o Peru na Copa América de 2019.
— Não sei, Marito, porque esse (Wilton) é o mesmo que na Copa América de 2019 anulou três gols. Assim que não sei se perderia tanto tempo — respondeu Suárez.
Wilton Pereira Sampaio foi duramente criticado pelo presidente Alberto Guerra e pelo técnico Renato Portaluppi depois do empate com o Corinthians.
— A gente não pode deixar passar o que aconteceu. É vergonhoso. Um pênalti claríssimo não dado. Não vou tirar a responsabilidade do árbitro, que deveria ter visto. E o VAR tinha o dever de chamar o árbitro para olhar. O Grêmio mais uma vez foi prejudicado. Já fizemos duas reclamações para a CBF e faremos uma nova. Queria ver o Seneme explicar esse lance e divulgar o áudio. Isso não é legal para o esporte. Deixamos uma grande oportunidade de sair com a vitória — disse o presidente Alberto Guerra.
— Errar é humano, mas, no momento que você tem a ferramenta do VAR e sabe as regras, é inadmissível não ter dado esse pênalti. Até pessoas do Corinthians disseram que foi. Em três segundos dava para ver. O Brasil todo viu essa vergonha — protestou Renato Portaluppi.