Com a saída de Diogo Barbosa para o Fluminense, o Grêmio passou a ter apenas dois laterais-esquerdos no elenco para o restante da temporada de 2023. Reinaldo é o titular, e Cuiabano foi alçado a reserva imediato do time de Renato Portaluppi. O segundo, porém, ganhou as primeiras oportunidades jogando mais avançado, como um ponta, nos jogos contra o Athletico-PR, pelo Brasileirão, e diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil.
Cuiabano, no começo da temporada, era a terceira opção para a função. No entanto, nos últimos meses, vem ganhando cada vez mais espaço no time gremista. Com apenas dois atletas da posição, o clube pode optar pela contratação de mais um jogador para a função ou, então, promover um dos garotos da base para a equipe profissional.
Wesley Costa e José Guilherme são nomes que vêm sendo lapidados no CT Presidente Helio Dourado, em Eldorado do Sul, para a lateral esquerda. O primeiro, inclusive, já foi relacionado para um jogo do Brasileirão, contra o Flamengo, na última rodada antes da parada atual para a data Fifa.
Ele não atuou no domingo (18), contra o São Luiz, pelo Gauchão sub-20, pois ficou treinando com o elenco do técnico Renato Portaluppi. Wesley, 19 anos, é considerado um lateral que compõe bem a linha defensiva. Uma das suas grandes armas é a boa batida na bola.
Natural de Alvorada, ele esteve até 2019 no São José e chegou ao Grêmio em meio à pandemia, em 2020. Ele é titular do time sub-20, que está nas quartas de final do torneio estadual da categoria. Em 2022, assinou contrato profissional com o Tricolor.
Zé Guilherme, 18 anos, é o reserva de Wesley e tem atuado na ausência do titular. No jogo de domingo, marcou o terceiro gol do Grêmio contra o São Luiz, quando a equipe venceu por 3 a 2 e saiu em vantagem nas quartas de final do Gauchão sub-20.
De Fortaleza, o jogador teve uma passagem pelo Sport, mas chegou sem vínculo a Porto Alegre. Ele veio para um teste em 2021 e foi aprovado. Recentemente, assinou o primeiro contrato profissional — até julho de 2025. Titular na campanha que acabou com o vice do Brasileirão sub-17, ele é um jogador mais ofensivo, que pode atuar tanto por dentro, quando apoiar por fora, chegando à linha de fundo.