O Grêmio abriu as quartas de final do Gauchão sub-20 com vitória contra o São Luiz, no Estádio 19 de outubro, em Ijuí. Atuando fora de casa, o Tricolor bateu o time mandante por 3 a 2 e saiu com a vantagem para o confronto de volta. Pedro Clemente, duas vezes, e José Guilherme fizeram os gols do time da Capital.
Com a vantagem conquistada em Ijuí, o Grêmio pode empatar por qualquer placar em Eldorado do Sul para avançar para a fase semifinal da competição.
O técnico Airton Fagundes começou a partida com Wendel; Cristiano, Paulo, João Lima e José Guilherme; Josué, Caio Araújo e Jefinho; Rubens, Pedro Clemente e Gustavo.
O Tricolor não teve dificuldades para abrir 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Aos quatro minutos de jogo, Pedro Clemente aproveitou que a zaga não conseguiu afastar e chutou sem chance para o goleiro, inaugurando o placar. O segundo não demorou para sair. Jefinho cruzou da direita e o centroavante gremista ampliou.
O 3 a 0 aconteceu aos 24 minutos, com José Guilherme. O lateral aproveitou jogada pela esquerda e chutou na saída do goleiro. Aos 38, o São Luiz diminuiu com Ricardo. O time da casa se animou com o gol e voltou melhor para a segunda etapa. Depois da expulsão de Caio Araújo, a equipe de Ijuí fez o segundo, novamente com Ricardo.
Alguns minutos antes, Leandro quase marcou o quarto do Grêmio, em finalização no travessão. Apesar da pressão no fim do jogo, o Tricolor conseguiu segurar o resultado e a vitória.
O time sub-20 volta aos gramados na próxima quinta-feira (22), para abertura da Copa Federação Gaúcha de Futebol, esse ano chamada de Troféu Rei Pelé. O Grêmio estreia contra o Real, às 15h, em Eldorado do Sul. A data do jogo de volta com o São Luiz ainda será confirmada pela FGF.