Após Thiago Santos e Diogo Barbosa, o Grêmio trata da saída de mais um jogador antes da abertura da janela de transferências. Darlan está negociando com alguns clubes de Portugal e com o Hatayspor, da Turquia. As conversas devem evoluir nos próximos dias, e a tendência é de que o meio-campista de 25 anos seja liberado em definitivo.
O modelo da negociação ainda é um dos pontos a ser definido, mas o molde tratado até o momento é a liberação em definitivo. Darlan não tem a previsão de ser utilizado por Renato Portaluppi e quer mais oportunidades de atuar com frequência. Por isso, a tendência é de um acordo por uma transferência sem valor de compra, mas com a possibilidade de permanência de um percentual dos direitos econômicos do jogador.
O Grêmio também entende que a saída de Darlan é interessante. Além de abrir espaço para outros jovens, como Ronald e Mila, a folha salarial também teria uma redução importante. Darlan ocupa uma faixa salarial intermediária no clube, e esses recursos podem ser aplicados em eventuais reforços.
Darlan estreou como profissional pelo Grêmio em 2019. Ao todo, fez 87 jogos, dois gols e deu nove assistências. O jogador passou o ano de 2022 emprestado a outros clubes. Começou o ano no Juventude, onde fez 14 jogos. O volante terminou a temporada com a Chapecoense, na Série B, e deu uma assistência em 13 partidas