No duelo dos "Reis de Copas", o Grêmio mostrou ao Cruzeiro que a vantagem é Tricolor em 2023. Na noite desta quarta (31), o time gaúcho venceu o clube de Ronaldo Fenômeno no Mineirão por 1 a 0, gol de Villasanti, e avançou para as quartas de final da Copa do Brasil.
Além da possibilidade de manter o sonho do hexa, o resultado garantiu mais R$ 4,3 milhões aos cofres gremistas como premiação. O adversário da próxima fase será conhecido apenas após sorteio, ainda sem data anunciada pela CBF. As datas base para as quartas estão reservadas para os dias 5 e 12 de julho.
Renato promoveu uma surpresa para o jogo no Mineirão. Cuiabano, personagem da vitória do time reserva contra o Athletico-PR, foi titular contra o Cruzeiro. Kannemann retornou ao seu lugar na defesa, com Carballo de volta ao meio no lado de Villasanti. Bitello atuou pelo lado direito do ataque, com Suárez também na escalação após o descanso no último sábado.
A novidade no Grêmio apareceu com perigo nos minutos iniciais. Cuiabano acertou a trave, aos cinco minutos de jogo, mas o árbitro marcou impedimento na origem e anulou o lance de perigo. Por conta do perfil das duas equipes, o jogo foi muito disputado fisicamente, principalmente na faixa central do campo.
Empurrado pela torcida local, o Cruzeiro também encontrou um lance de perigo. E que só não se converteu em gol por conta da intervenção precisa de Bruno Alves. Wesley fez o cruzamento após encarreirar dribles no lado esquerdo do Grêmio, aos sete minutos. Henrique Dourado ganhou no alto de Uvini e Fabio, mas o zagueiro gremista deu um carrinho e evitou o gol do Cruzeiro.
Muitos erros de passe, uma das consequências do péssimo estado do gramado do Mineirão, atrapalhavam as duas equipes. Em um desses lances, o Grêmio conseguiu abrir o placar. Luis Suárez pressionou a saída da bola e recebeu a bola do pé de Lucas Oliveira, defensor do Cruzeiro. O centroavante rolou para Villasanti, que chutou de primeira e venceu Rafael Cabral. Vantagem gremista aos 26 minutos do primeiro tempo: 1 a 0.
Grêmio segue sonhando com o caneco da Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
A falta de pontaria de Henrique Dourado salvou o Grêmio de levar o empate. O centroavante do Cruzeiro recebeu lançamento na área, dominou a bola e chutou. A finalização venceu Grando, mas parou no travessão. No último minuto do tempo regulamentar, o goleiro gremista brilhou. Lucas Oliveira, que errou na origem do gol do Grêmio, aproveitou rebote de cruzamento na área gremista e chutou com força. Gabriel Grando fez a defesa.
Segundo tempo de ataque contra defesa
Renato apostou na mesma equipe que terminou o primeiro tempo na volta do intervalo. Bruno Rodrigues, destaque na partida de ida, entrou no Cruzeiro. A troca colocou o Cruzeiro de vez no campo de ataque. Apesar da pressão do adversário, o Grêmio manteve a mesma estratégia. O Tricolor se posicionou no seu campo, esperando para tentar pegar os mineiros em desvantagem no contra-ataque.
O Grêmio acionou o melhor modo Grêmio para avançar às quartas da Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
Em uma dessas escapadas, o Grêmio quase ampliou. Cuabano disparou pelo lado esquerdo e ganhou na disputa contra dois zagueiros do Cruzeiro. O ponta improvisado tocou para Bitello marcar, mas o lance foi anulado pelo árbitro por uma falta do jovem gremista em Wesley. Além de perder a oportunidade do segundo gol, o Grêmio também perdeu Cuiabano. O ponta sentiu uma lesão e deu lugar para Galdino. João Pedro entrou na vaga de Fabio.
Desesperado para buscar o empate, o Cruzeiro colocou mais atacantes. Gilberto entrou para fazer dupla com Henrique Dourado. A resposta de Renato foi fechar de vez o time. Diogo Barbosa substituiu Suárez e Mila foi a campo na vaga de Carballo. Neto Moura, em chute de fora da área aos 36 minutos, foi a finalização que o Cruzeiro conseguiu encontrar entre os marcadores do Grêmio. Mas Gabriel Grando fez a defesa sem dificuldades.
Nunca duvidem do Grêmio copeiro
CONFIRA NA COLUNA
Dois minutos depois, foi preciso um pouco mais para evitar o gol mineiro. Grando conseguiu salvar no chute cruzado de Gilberto, mas Kannemann precisou se atirar na bola para evitar que Marlon finalizasse. Mais competente, o Grêmio soube suportar a pressão e confirmou a classificação para as quartas de final. Agora o torcedor gremista espera que o histórico dos encontros entre Grêmio e Cruzeiro nos confrontos da Copa do Brasil seja mantido. Nas três vezes que as equipes se enfrentaram, o vencedor terminou a competição como campeão.
COPA DO BRASIL — OITAVAS DE FINAL (VOLTA) - 31/5/2023
CRUZEIRO (0)
Rafael Cabral; William (Igor Formiga, 35'/2ºT), Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Filipe Machado (Neto Moura, 35'/2ºT), Wallison (Gilberto, 26'/2ºT), Mateus Vital e Wesley (Daniel Junior, 42'/2ºT); Stênio (Bruno Rodrigues, INT) e Henrique Dourado. Técnico: Pepa
GRÊMIO (1)
Gabriel Grando; Bruno Uvini, Bruno Alves e Kannemann; Fabio (João Pedro, 21'/2ºT), Carballo (Mila, 33'/2ºT), Villasanti e Reinaldo; Bitello (Gustavo Martins, 52'/2ºT), Cuiabano (Galdino, 21'/2ºT) e Luis Suárez (Diogo Barbosa, 33'/2ºT). Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Villasanti (G) aos 26 minutos do 1º tempo;
CARTÕES AMARELOS: Filipe Machado (C); Kannemann (G), Mila (G) e Galdino (G);
ARBITRAGEM: Flavio Rodrigues de Souza (Fifa-SP), auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa-RJ) e Marcelo Van Gasse (SP). VAR: Daiane Muniz (Fifa-SP);
PÚBLICO: 41.090;
RENDA: R$ 1.961.605,00;
LOCAL: Mineirão, em Belo Horizonte.
PRÓXIMO JOGO
BRASILEIRÃO — 9ª RODADA
4/6/2023 — 16H
GRÊMIO X SÃO PAULO