Em sua apresentação como reforço do Grêmio para a temporada 2023, Everton Galdino indicou que suas finalizações de fora da área com a perna esquerda poderiam fazer a torcida gremista festejar. Naquele momento, percebia-se que personalidade não faltava ao paulista de 26 anos, que chegava à Arena como destaque do Tombense na última Série B.
Assumindo a responsabilidade em bolas paradas durante o Gauchão, desperdiçou um pênalti logo na estreia, oscilou de rendimento e chegou a ser vaiado. No entanto, o jogo virou e sua curva de desempenho cresceu nos últimos jogos, arrancando elogios do técnico Renato Portaluppi.
— Ele está no Grêmio pelo que fazia no Tombense. Entrou muito bem, não só pelo gol. Cumpriu taticamente, ajudando a evitar o lateral adversário subir, ajudou no meio, puxou contra-ataque e fez um gol. Está subindo de produção na hora certa, é mais uma opção que eu ganho — disse o treinador gremista após o 2 a 1 sobre o Cuiabá.
Decisivo na Arena Pantanal, aparecendo dentro da pequena área para aproveitar o rebote para marcar o gol da vitória tricolor, aos 23 minutos do segundo tempo, Galdino também garantiu a classificação do Grêmio às oitavas de final da Copa do Brasil. Nos acréscimos, cumprindo o prometido sobre a "canhotinha", marcou um bonito gol de fora da área para empatar o jogo em 1 a 1.
Embora Renato Portaluppi venha dando preferência para os meio-campistas atuarem na linha de três que se posiciona por trás do centroavante Luis Suárez, as presenças de Pepê, Carballo e Villasanti no departamento médico forçaram o treinador a recuar Bitello para atuar como volante, abrindo uma vaga na faixa ofensiva do setor. Por ali, Nathan e Zinho ganharam oportunidades contra Cruzeiro e ABC, respectivamente. Desta vez, caso nenhum dos volantes deixe o DM diante do Bragantino, os holofotes estarão voltados para Galdino.
Finalizador desde o início da carreira
Revelado pelo Vila Nova, Everton Galdino teve sua primeira oportunidade no futebol profissional com apenas 17 anos. Já rebaixado à Série C, o time goiano contratou o técnico Wladimir Araújo, experiente em categorias de base, para finalizar a Segunda Divisão do Brasileirão e iniciar a transição para o ano seguinte. Entre os jovens alçados por ele, estava o atacante do Grêmio, que estreou na vitória por 3 a 2 sobre a Portuguesa, na última rodada da competição.
— Eu já tinha trabalhado na base e gostava de utilizar jovens. Na época, tinha o Everton e mais uma meninada. Ele chamava a atenção pela velocidade, força e finalização. Acabei lançando pois já via essa qualidade. Essa afirmação agora não é surpresa — explicou Wladimir Araújo.
No ano seguinte, Galdino foi emprestado ao time sub-20 do São Paulo. Em um ataque que também contava com David Neres e Luiz Araújo pelas pontas, foi reserva, mas mesmo assim conseguiu marcar 10 gols na temporada. Contudo, não o suficiente para ficar em Cotia. Retornou ao Vila Nova no ano seguinte. Após dois anos no colorado goiano, chegou ao Tombense em 2017. Alternando entre meia central, ponta e centroavante, foi se desenvolvendo aos poucos, e a afirmação veio apenas em 2021, quando marcou oito gols pelo time de Tombos no vice-campeonato da Série C.
A capacidade goleadora foi vista pelo técnico Rafael Guanaes, que realizou ajustes táticos para privilegiar as principais características de Galdino.
— Logo quando cheguei, vi um potencial muito grande em relação ao último terço, por ser muito potente, com poder de finalização. Por isso, criamos cenários para ele ter uma maior participação próximo da área e funções menos desgastantes na fase defensiva. Foi extremamente importante no vice-campeonato de 2021 — comentou Guanaes.
Pelo Grêmio, Everton Galdino fez 15 jogos nesta temporada — 10 pelo Gauchão, dois pela Copa do Brasil e três pelo Brasileirão. Apesar dos quatro gols, ele é o único dos cinco primeiros da lista de artilheiros que não é titular da equipe. Das 15 partidas em que disputou em 2023, começou como titular em apenas quatro. Em todas as outras, entrou no decorrer do jogo. Ele tem uma média de 29,06 minutos por jogo na temporada e um gol a cada 109 minutos.
Números da carreira de Everton Galdino
Grêmio (2023)
- 4 gols
- 15 jogos
Tombense (2022)
- 9 gols
- 51 jogos
Tombense (2021)
- 8 gols
- 32 jogos
Figueirense e Tombense (2020)
- 0 gol
- 18 jogos
Tombense e Ponte Preta (2019)
- 4 gols
- 32 jogos
Tombense (2018)
- 1 gol
- 18 jogos
Vila Nova e Tombense (2017)
- 3 gols
- 34 jogos
Vila Nova (2016)
- 0
- 2 jogos
São Paulo Sub-20 (2015)
- 10
- 19 jogos
Vila Nova (2014)
- 0 gol
- 1 jogo