Com Suárez sem marcar há quatro jogos, um outro jogador surgiu como alternativa de gols para o Grêmio nas últimas partidas. Contratado por empréstimo junto ao Tombense no começo desta temporada, Everton Galdino marcou duas vezes nas duas partidas mais recentes.
Primeiro, contra o ABC, no empate na Arena, pela Copa do Brasil, que garantiu a classificação gremista para as oitavas de final da competição. Na terceira rodada do Brasileirão, fora de casa, garantiu a vitória do Tricolor contra o Cuiabá e chegou ao quarto gol na temporada.
Antes dos dois últimos (em quatro dias), havia balançado as redes duas vezes no Gauchão. Ele garantiu os três pontos contra o São José, quando marcou pela primeira vez com a camisa gremista, e depois contra o Avenida, fechando o 2 a 0 na Arena. Ao lado de Vina e Bruno Alves, o camisa 13 é o terceiro que mais marcou gols na temporada — atrás de Suárez e Bitello.
Galdino fez 15 jogos nesta temporada (10 pelo Gauchão, dois pela Copa do Brasil e três pelo Brasileirão). Ele finalizou 24 vezes, oito certas e 16 erradas, mas tem se tornado uma opção para Renato Portaluppi.
Apesar dos quatro gols, ele é o único dos cinco primeiros da lista de artilheiros que não é titular da equipe. Das 15 partidas em que disputou em 2023, começou como titular em apenas quatro. Em todas as outras, entrou no decorrer do jogo. Ele tem uma média de 29,06 minutos por jogo na temporada e um gol a cada 109 minutos.
Números de Galdino em 2023
- 15 jogos (10 no Gauchão, dois na Copa do Brasil e três no Brasileirão)
- 18 finalizações (5 certas e 13 erradas) - Gauchão
- 2 finalizações (1 certa e 1 errada) - Brasileirão
- 4 finalizações (2 certas e 2 erradas) - Copa do Brasil
- 4 gols marcados (2 no Gauchão, um na Copa do Brasil e um no Brasileirão)