Em uma semana marcada pela tensão envolvendo a punição ao goleiro Adriel, o Grêmio busca aliviar o ambiente com a conquista da vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil. Para o jogo contra o ABC, às 21h30min desta quinta-feira (27), na Arena, o técnico Renato Portaluppi irá preservar alguns titulares e deve promover a estreia do garoto André Henrique, 21 anos, como centroavante titular, na vaga de Luis Suárez.
Aos 36 anos, o uruguaio já apresenta alguns sinais de desgaste físico e é um dos mais cotados para ser preservado. Recém-contratado do Hercílio Luz, André Henrique terá a primeira chance de mostrar que o experiente centroavante pode descansar com mais frequência ao longo da temporada sem que o ataque tricolor fique enfraquecido.
— É a oportunidade da minha vida. No Catarinense, estava jogando de segundo atacante. Depois, com a chegada de um meia, virei homem de referência. Tenho boa técnica e cabeceio. Chego para ser reserva do Suárez, mas gosto de jogar mais saindo da área e tabelando. O Renato disse para eu não fazer nada de diferente, usar as minhas características — declarou o garoto na sua apresentação no Grêmio.
Desde que foi contratado, André Henrique já foi utilizado em três oportunidades — todas saindo do banco de reservas. Na sua estreia, vitória por 2 a 0 sobre o ABC, o atleta atuou por poucos minutos e teve poucas participações. Já na vitória sobre o Santos e na derrota para o Cruzeiro, o atacante entrou pelo lado do campo, ao lado de Suárez. Já contra o ABC, nesta quinta, o jovem deve receber a primeira oportunidade como titular do comando do ataque.
— É um atacante de movimentação, que constrói o jogo. Ele tem uma qualidade técnica que se sobressaiu na equipe. Não é um jogador de drible, mas de domínio, passe e finalização. É um atacante que pensa mais o jogo, que tem inteligência — avalia a comentarista da rádio CBN, de Santa Catarina, Jéssica Jescon.
Preocupado com o desgaste físico, o técnico Renato Portaluppi deve poupar mais titulares além de Suárez, até devido à segurança proporcionada pela vitória no jogo de ida, em Natal. Atletas muito utilizados nos últimos jogos, como Kannemann, Bitello, Nathan e Vina estão cotados para ficar fora da equipe, com jovens como Darlan, Zinho e Gustavinho despontando como alternativas.
— A gente joga na quinta uma decisão da Copa do Brasil e já no sábado viaja para outra decisão, no domingo, contra o Cuiabá. É muito cansativo. E mais os problemas do departamento médico. Mas é degrau a degrau. O ABC continua tendo o nosso respeito e vamos fazer o possível para estar na próxima fase — explicou o treinador gremista em entrevista coletiva concedida na terça-feira (25).
Uma provável escalação gremista teria: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva e Darlan; Gustavinho, Cristaldo (Nathan) e Zinho; André Henrique.
Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o Tricolor pode até perder por um gol de diferença que, ainda assim, confirmará a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.