Polêmica envolvendo a punição aplicada a Adriel à parte, o técnico Renato Portaluppi tem problemas para resolver no time do Grêmio. À frente da linha defensiva, a série de desfalques por lesões fazem com que o treinador tenha escassez de peças para definir os titulares diante das dificuldades apresentadas na derrota para o Cruzeiro, no último sábado.
Com a vantagem do 2 a 0 no jogo de ida contra o ABC, pela Copa do Brasil, o treinador irá, na partida desta quinta (27), poupar alguns atletas, o que abre possibilidade para novos nomes ganharem chance e se mostrarem para o duelo de domingo, com o Cuiabá, pelo Brasileirão.
Primeiras opções na formação da dupla de volantes, Carballo, Villasanti e Pepê seguem em recuperação. Mesmo caso é o do atacante Ferreira.
Sem eles, Renato Portaluppi tem optado por recuar Bitello para ser um dos volantes. Isso abriu um lugar na linha de três homens atrás de Suárez. Contra o Cruzeiro, Nathan acompanhou Vina e Cristaldo. Depois da partida, porém, o próprio treinador admitiu que a equipe sentiu falta de maior velocidade no setor ofensivo.
A ideia de poupar titulares diante do ABC foi revelada pelo treinador gremista em entrevista no CT Luiz Carvalho. Renato, no entanto, afirmou que a decisão sobre quais jogadores serão poupados será tomada nesta quarta.
— Quem vai ser poupado, bom, aí é outro departamento. Vou pensar até amanhã (quarta-feira), vou ver como nosso adversário vai jogar também. Nós já temos muitos problemas com lesões. Vou poupar alguém? Sim, vou. Quem? Depois vocês vão saber, mas vou poupar. Isso não quer dizer que o Grêmio esteja pensando que o jogo vai ser fácil. Vai ser difícil, mas tenho um grupo e confio em todos. O jogador tem de estar preparado para qualquer situação. É chamado e tem que dar conta do recado. Vou poupar alguns, mas irão para o banco caso necessite — explicou o treinador.
Nesse cenário de possíveis preservações, nomes como Suárez, Cristaldo e Vina surgem como os mais prováveis a ganhar um descanso no setor ofensivo por conta da sequência de jogos. Com isso, Bitello pode ser adiantado, o que abriria espaço para Darlan atuar como volante.
Outras opções ofensivas são André Henrique, hoje o reserva imediato de Suárez. Para a linha de três atrás do centroavante, as alternativas surgem com Zinho, Gustavinho e até mesmo Galdino, que entrou nos minutos finais da derrota para o Cruzeiro.
Quem pode ganhar chance
André Henrique
Contratado por empréstimo até o final do ano após ter se destacado pelo Hercílio Luz no Campeonato Catarinense, André Henrique, 21 anos, tem como função principal a de centroavante. Ele aturou por apenas um minuto diante do ABC, na ida, em Natal. No Brasileirão, ingressou também nos minutos finais contra Santos (jogou 6 minutos) e Cruzeiro (10 minutos), mas sempre ao lado de Suárez. Se for opção para o lugar do uruguaio, terá a primeira oportunidade na função que se destacou no Catarinense.
Zinho
O atacante de 19 anos foi o escolhido por Renato Portaluppi para ser titular ao lado de Vina e Cristaldo quando Bitello foi recuado para volante na estreia do Brasileirão diante do Santos. No entanto, como teve uma atuação discreta, acabou perdendo o lugar para Nathan contra o Cruzeiro. Ainda que tenha pouca experiência — apenas nove jogos no profissional — tem a característica de drible e velocidade que Renato considera importante no setor ofensivo.
Gustavinho
Inicialmente usado pelos lados por Renato, o jogador de 21 anos também pode atuar como meia central, a função atual de Cristaldo. Foi assim que ele treinou na segunda, no único treino aberto da semana. Por ter essa versatilidade, também pode ser opção para o lado caso o treinador opte por ter um dos atuais titulares ocupando a posição de meia central.
Darlan
Mesmo que tenha tido passagens sem sucesso por Juventude e Chapecoense, no ano passado, o jogador de 25 anos voltou ao Grêmio este ano por pedido de Renato Portaluppi. No entanto, Darlan fez só dois jogos em 2023. Foi titular contra o Ypiranga, na última rodada da fase de classificação do Gauchão, quando o time reserva foi escalado, e atuou no segundo tempo da vitória sobre o Santos, na estreia do Brasileirão, substituindo o lesionado Villasanti. Sua entrada no time é a primeira opção para que Bitello possa atuar adiantado.