O Grêmio voltou de Natal com a vaga às oitavas da Copa do Brasil bem encaminhada. Apesar de uma noite de pouca inspiração, e com uma formação emergencial por conta dos desfalques, o Tricolor encerrou a sequência invicta de 32 jogos do ABC em casa com uma vitória por 2 a 0. Um resultado que dá a vantagem de uma derrota por até um gol de diferença para o time de Renato Portaluppi no jogo de volta da terceira fase da competição, no dia 27, na Arena.
Sem o plano A e o plano B à disposição, por conta das ausências de Suárez, Diego Souza e Ferreira, Renato lançou mão do plano C para enfrentar o ABC. O técnico montou uma escalação emergencial, com três zagueiros, sem centroavante ou pontas. A lista de desfalques no setor ofensivo ganhou o acréscimo de Everton Galdino faltando minutos para o início da partida em Natal. O meia-atacante fez uso de um remédio que poderia ser considerado doping e foi retirado dos relacionados para o jogo.
— Cada partida precisa montar uma equipe. É assim mesmo, é sofrimento. É o que tem para o jantar — lamentou Renato, na entrevista que antecedeu a partida.
Como se espera de um time desfalcado e sem entrosamento, o Grêmio teve muitas dificuldades para chegar no campo de ataque. Vina, Cristaldo e Bitello tentavam se aproximar para construir os lances ofensivos, mas o trio acabou bem marcado na maioria dos lances.
A lista de problemas no Grêmio aumentou aos 20 minutos. Lucas Silva sentiu uma lesão no joelho direito e deu lugar a Zinho. No minuto seguinte a mudança, saiu a primeira chance de gol gremista. Bitello recebeu a bola na entrada da área e arriscou o chute. A bola passou próxima do ângulo do gol do ABC.
Aos 30, o ABC também ameaçou em chute de fora da área. Felipe Garcia arriscou e Adriel se atirou no seu canto direito para fazer a defesa. Improvisado como centroavante, Vina teve apenas uma chance de finalizar no primeiro tempo. O jogador mais avançado do Grêmio recebeu um chutão de Bruno Alves, avançou em direção ao gol e arriscou o chute. Mas sem perigo para o goleiro Simão.
Em um momento de hesitação, Adriel quase permitiu que o ABC abrisse o placar. Aos 30, em cruzamento na área do Grêmio, O goleiro ameaçou deixar o gol e não saiu. Felipe Garcia ganhou pelo alto de Diogo Barbosa e cabeceou a bola em direção ao gol. Só o travessão salvou o Grêmio.
Grêmio liquidou a terceira fase da Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
No minuto seguinte, os donos da casa ficaram na bronca com o árbitro Raphael Claus. Kannemann disputou um lance pelo alto e a bola tocou no braço do argentino. A torcida do ABC e os jogadores da equipe potiguar reclamaram muito, mas o VAR mandou o jogo seguir e não indicou a necessidade de revisão do lance.
O início do segundo tempo repetiu o roteiro da primeira etapa. Muita transpiração e pouca inspiração dos jogadores. A primeira finalização aconteceu aos nove minutos, em chute sem força de Maycon Douglas. O Grêmio também arriscou. Após cobrança de escanteio, Zinho arriscou após receber de Diogo Barbosa. Mas o chute não chegou ao goleiro Simão. Um defensor rebateu antes da bola chegar ao gol.
Contra o ABC, Grêmio deu aula de como jogar a Copa do Brasil
CONFIRA NA COLUNA
Aos 30, o ataque tricolor deu certo. Villasanti encontrou Vina no lado direito da área. O camisa 11 devolveu a bola em um cruzamento para o paraguaio marcar em cabeceio firme: 1 a 0.
Imediatamente após abrir o placar, Renato tratou de mexer na equipe. Nathan entrou no lugar de Vina, muisto desgastado. O talento de um dos titulares também se manifestou, e o Grêmio ampliou a vantagem. Bitello recebeu a cobrança de escanteio na entrada da área, e aos 35, acertou o ângulo esquerdo de Simão. Golaço para encaminhar a classifcação e manter vivo o sonho do hexa na Copa do Brasil.
Copa do Brasil - 3ª fase (ida) - 13/4/2023
ABC
Simão; Luiz Gustavo (Jhonnathan, 18'/2ºT), Richardson, Afonso e Márcio Azevedo (Daniel Vançan, 22'/2ºT); Wellington Reis, Daniel (Allan Dias, 34'/2ºT), Léo Ceará (Raphael Luz, 34'/2ºT), Maycon Douglas (Welliton, 34'/2ºT) e Fábio Lima; Felipe Garcia.
Técnico: Fernando Marchiori
GRÊMIO
Adriel; Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann; João Pedro (Thomas Luciano, 43'/2ºT), Villasanti, Lucas Silva (Zinho, 21'/1ºT) e Diogo Barbosa; Bitello, Cristaldo (André Henrique, 43'/2ºT) e Vina.
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Villasanti aos 30 min e Bitello aos 35 min do 2º tempo
ARBITRAGEM: Raphael Claus, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Sidmar dos Santos Meurer. VAR: Daiane Muniz.
PÚBLICO: 15.036 (5.106 pagantes)
RENDA: R$ 337.650,00
LOCAL: Estádio Frasqueirão, em Natal
Próximo jogo
Brasileirão - 1ª rodada
16/42023 _ 18h30min
Grêmio x Santos