Em uma atuação abaixo de sua média, o Grêmio perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 neste sábado, pela segunda rodada do Brasileirão. A partida disputada no Independência, em Belo Horizonte, marcou o reencontro das equipes campeã e vice da Série B do ano passado, e foi decidida com um gol na segunda etapa, após enorme pressão dos cruzeirenses e resistência tricolor, que mais se defendeu do que procurou jogo.
Com o resultado, o time de Renato Portaluppi estaciona nos três pontos, com 50% de aproveitamento. Na quinta-feira, muda o cenário e recebe o ABC pela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na ida, vitória confortável por 2 a 0.
Teve uma novidade no time do Grêmio. E não se trata de Nathan, escolhido por Renato para formar um meio-campo recheado com cinco jogadores atrás de Suárez, optando por Zinho na reserva. A mudança inesperada foi Gabriel Grando como titular, na vaga de Adriel.
Segundo a direção, Adriel cometeu um ato de indisciplina ao revelar detalhes táticos da equipe em uma entrevista não autorizada ao programa Paredão do Guerrinha, da Rádio Gaúcha. A curiosidade é que o programa nem sequer foi ao ar, apenas alguns trechos divulgados em Zero Hora e GZH.
A partida começou acelerada. No primeiro minuto, Suárez bateu forte, no alto, quase surpreendendo Rafael, que espalmou para escanteio. No lance seguinte, Mateus Vital recebeu na área e bateu, Kannemann salvou de carrinho.
Nathan, duas vezes, também arriscou, mas os chutes saíram fracos, sem perigo. No Cruzeiro, as tentativas com Gilberto foram afastadas pela zaga tricolor. O jogo era muito corrido e pouco pensado.
O time da casa voltou a levar perigo duas vezes entre os 27 e 28 minutos. Na primeira, após cobrança de escanteio, Lucas Oliveira cabeceou e Grando defendeu firme. Na sequência, Bruno Rodrigues arriscou de fora da área e novamente o goleiro salvou. E ainda deu tempo para o Grêmio escapar em mais um córner, Gilberto torneou de cabeça e Bruno Rodrigues não chegou à bola.
Aos 34, Gabriel Grando brilhou de novo. Nathan saltou e não dividiu a bola na direita, William ganhou e cruzou na medida. Bruno Rodrigues pegou de primeira, de cima para baixo. A bola quicou e só não entrou por milagre do goleiro.
Dali até o final da primeira etapa, o Grêmio mais resistiu do que ofereceu perigo ao adversário. O 0 a 0 ficou melhor para o time de Renato do que para os mandantes.
Os times voltaram sem alteração do vestiário. E foi como se o primeiro tempo não tivesse acabado. Aos dois minutos, em jogada pela direita, o Cruzeiro cruzou, a bola foi desviada pela defesa e sobrou para Richard, sozinho, na área pequena. O volante bateu e Gabriel fez mais um milagre. Na sobra, Bitello, com o corpo, impediu que Vital marcasse.
Aos 10, o Cruzeiro perdeu mais uma chance clara. Em um lance que envolveu praticamente todos os jogadores do meio e do lado direito, William passou para Nikão, que entregou para Ramiro cruzar. Da marca do pênalti, o centroavante Gilberto chutou para fora. Dois minutos mais tarde, Ramiro, em sua última participação, bateu da entrada da área, na rede pelo lado de fora.
A pressão do Cruzeiro deu resultado aos 18 minutos. E em um escanteio. Da direita, a bola foi alçada para a área, lenta, em direção ao segundo pau. Bruno Rodrigues estava sozinho e teve tempo de enquadrar o corpo. A bola bateu no chão e encobriu Gabriel Grando, que nada pôde fazer.
Demorou 26 minutos para que o Grêmio, enfim fizesse o goleiro do Cruzeiro trabalhar no segundo tempo. De fora da área, Cristaldo arriscou e Rafael Cabral espalmou para fora. Aos 29, veio a segunda oportunidade, em um presente da defesa mineira. A zaga falhou e Suárez aproveitou a sobra. O uruguaio passou a Cristaldo e se apresentou para receber. Primeiro, tentou de bico, Rafael espalmou. Na volta, ele passou para Cristaldo, mas o chute saiu mascado, na mão do goleiro.
A resposta cruzeirense veio aos 31. Mateus Vital recebeu de Bruno Rodrigues na área e bateu. Gabriel Grando cresceu na frente dele e impediu o segundo gol, com o pé.
A derrota em Minas cria algumas interrogações para este novo Grêmio
Leia na coluna
Aos 34, Renato mexeu na equipe. Saíram Nathan, exausto, e Vina para as entradas de Zinho e André. Aos 41, mais duas trocas: Galdino e Gustavinho nas vagas de Cristaldo e Lucas Silva.
A pressão aumentou bastante do lado tricolor. O Cruzeiro baixou as linhas e passou apenas a se defender. No último minuto, o zagueiro Lucas Oliveira foi expulso. Mas apesar de finalmente ter tentado buscar o gol e chegar ao empate, o Grêmio não teve forças para superar os mineiros.
Cruzeiro 1x0 Grêmio
Brasileirão — 2ª rodada — 22/4/2023
Cruzeiro
Rafael Cabral; William, Lucas Oliveira, Luciano Castán e Marlon; Richard (Neto Moura, 30'/2ºT) e Ramiro (Filipe Machado, 12'/2ºT); Mateus Vital (Wallisson, 36'/2ºT), Nikão (Rafael Bilu, 12'/2ºT) e Bruno Rodrigues; Gilberto. Técnico: Pepa.
Grêmio
Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Kannemann e Diogo Barbosa; Lucas Silva (Galdino, 41'/2ºT) e Nathan (Zinho, 34/2ºT); Bitello, Vina (André, 34'/2ºT) e Cristaldo (Gustavinho, 41'/2ºT); Suárez. Técnico: Renato Portaluppi.
Gol: Bruno Rodrigues, aos 18 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Ramiro, Gilberto, Richard, Lucas Oliveira e Marlon (C); Suárez, Kannemann (G).
Cartão vermelho: Lucas Oliveira (C)
Local: Independência, Belo Horizonte
Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA), auxiliado por Alex Ang Ribeiro (FIFA) e Evandro de Melo Lima. VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (FIFA), todos de SP.
Próximo jogo
Copa do Brasil — 3ª fase, volta
Quinta-feira — 21h30min
Grêmio x ABC