A vantagem de 2 a 0 construída no duelo de ida contra o ABC permitirá ao técnico Renato Portaluppi poupar alguns titulares nesta quinta-feira (27), na Arena. Entre eles, muito possivelmente, estará Luis Suárez.
Um dos pontos que pesa para esta preservação é a sequência de jogos que o uruguaio tem sido submetido, além da proximidade com o próximo compromisso, pelo Brasileirão. No domingo (30), o Grêmio visitará o Cuiabá, na Arena Pantanal.
— A gente joga na quinta uma decisão da Copa do Brasil e já no sábado viaja para outra decisão, no domingo, contra o Cuiabá. Uma viagem longa de novo e tenho que agradecer ao presidente Guerra e à diretoria do clube por dar essa possibilidade de voo fretado, que é muito importante na recuperação dos jogadores, principalmente nestas rodadas que a gente está aqui e atravessa o Brasil todo para jogar uma outra competição. É muito cansativo. E mais os problemas do departamento médico. Mas é degrau a degrau. O ABC continua tendo o nosso respeito e vamos fazer o possível para estar na próxima fase — explicou o treinador gremista em entrevista coletiva concedida nesta terça (25).
Motivo semelhante fez com que o camisa 9 fosse deixado de fora da viagem a Natal, na semana passada, desfalcando a equipe no jogo do Frasqueirão. Naquela ocasião, o time vinha da final do Gauchão, contra o Caxias.
Aos 36 anos de idade, o centroavante está entre os atletas do elenco que mais atuaram nesta temporada, estando presente em 17 das 21 partidas disputadas pelo Tricolor em 2023, somando 149 minutos em campo. Acima dele, aparecem apenas Bitello (com 19 jogos e 158 minutos) e Bruno Alves (17 jogos e 156 minutos),
Além disso, a ausência de Suárez no time titular também permitirá a observação de André Henrique. Contratado recentemente junto ao Hercílio Luz, o jovem de 21 anos ainda não atuou como jogador de referência no ataque, tendo entrado nos minutos finais como atacante de lado nos três últimos jogos, diante de ABC, Santos e Cruzeiro.
A escalação para o duelo contra o time potiguar será definida em treino na tarde desta quarta-feira (26), com portões fechados, no CT Luiz Carvalho.
Confira os cinco jogadores do Grêmio que mais atuaram em 2023:
- Bitello: 19 jogos (1583 minutos)
- Bruno Alves: 17 jogos (1560 minutos)
- Suárez: 17 jogos (1490 minutos)
- Kannemann: 16 jogos (1412 minutos)
- Cristaldo: 16 jogos (1193 minutos)