Punido pelo técnico Renato Portaluppi pouco antes da derrota por 1 a 0 para o Cruzeiro, no sábado (22), o goleiro Adriel perdeu a vaga de titular do Grêmio por conta de uma série de atitudes vistas como "atos de indisciplina" pelo treinador, como atrasos, uso indevido do celular na concentração e uma entrevista concedida pelo atleta sem autorização do clube.
Conforme apurado por GZH, Adriel foi multado em pelo menos três oportunidades nas últimas semanas. Inicialmente, o jogador chegou cerca de 20 minutos atrasado a um treinamento. Na sequência, o atleta não compareceu a um almoço no CT, que era obrigatório a todos os atletas. Por fim, o goleiro ainda foi multado por conversar ao celular durante uma das refeições na concentração, o que é proibido pelas normas internas do clube.
Os repetidos atos de indisciplina desagradaram ao treinador e ao departamento de futebol, que o alertaram para uma possível falta de foco. Contudo, a gota d'água foi uma entrevista concedida por Adriel ao programa "Paredão do Guerrinha", da Rádio Gaúcha, na última semana, sem autorização do clube e revelando publicamente algumas questões táticas da equipe. A partir daí, o jogador foi desbancado por Gabriel Grando, que já foi titular em Belo Horizonte e deve seguir na equipe na quinta (27), contra o ABC, pela Copa do Brasil.
A comissão técnica e a direção temem um possível deslumbramento do jogador com o seu bom momento no primeiro semestre. Na coletiva após o jogo contra o Cruzeiro, Renato mencionou o fato de o jogador não estar sendo, na sua opinião, bem orientado, uma vez que mudou de procurador recentemente e, segundo o treinador, estaria contando simultaneamente com a assessoria de vários empresários.
— O clube dá todas as condições para o jogador trabalhar. O jogador não pode pisar na bola. Ele já vinha sendo avisado que estava pisando na bola. Vocês não ficam sabendo, mas chega a hora que tínhamos que frear. Estamos fazendo isso para o bem dele. Um jogador não pode ter quatro empresários. Estamos fazendo isso para o bem. Ou acorda. Isso é inadmissível. Ele foi bem multado. Já vinha sendo multado. Temos de dar o exemplo. Perguntem para ele quem é o empresário dele — protestou.
A direção gremista, por sua vez, garante que a punição a Adriel não tem relação com as mudanças promovidas pelo jogador na gestão da sua carreira.
— Ninguém está punindo o Adriel por conta das suas escolhas em relação a seus empresários. Isso a cabe a ele. (A punição) Foi simplesmente por uma questão de comportamento. O Adriel tem que cumprir as regras do clube. Ele é um grande jogador, tem todo nosso apoio e é um ativo do clube, mas isso não lhe dá a condição de descumprir as normas e nem de ter um tratamento diferenciado em relação aos demais. Todos os atletas têm que cumprir as regras — declarou a GZH o vice de futebol Paulo Caleffi.
O estafe de Adriel foi procurado por GZH e, assim que ele se manifestar, esta reportagem será atualizada.