O ano de 2023 marca mudanças no futebol feminino do Grêmio. Com a intenção de estruturar o departamento, a nova gestão anunciou alterações nesta sexta-feira (6). Patrícia Gusmão, que esteve à frente do time por quatro temporadas, assume o cargo de supervisora da modalidade. O novo treinador será Felipe Endres.
Em contato com a reportagem de GZH, a comandante campeã gaúcha comentou que já almejava assumir a função. Com a experiência e conhecimento sobre o elenco, a principal missão no cargo será estabelecer um elo de comunicação entre diretoria e as atletas:
— Estou muito feliz. Era algo que eu já pretendia. Estarei aqui para ajudar o departamento a crescer ainda mais. Vou procurar fazer esse esse elo do campo com a diretoria. Estou motivada para conquistar ainda mais com o nosso departamento.
Melhorias na estruturação do departamento era uma das propostas da gestão do presidente Alberto Guerra. Além disso, já era uma necessidade apontada nos bastidores e pela própria treinadora durante algumas entrevistas.
O título conquistado no Campeonato Gaúcho é um dos elementos que sustenta a capacidade de superação do grupo, diante de um ano de congelamento de investimentos. Ao mesmo tempo, a amostragem deste mesmo cenário comprova a necessidade de uma maior profissionalização para que o clube aumente o nível de competitividade nos torneios nacionais.
Nestes primeiros movimentos, a realidade se mostra distinta em comparação aos anos anteriores. O principal movimento foi a manutenção de grande parte do elenco. Até o momento, a diretoria já garantiu a ampliação de vínculo de 11 atletas, além da manutenção de outros oito nomes com contrato em vigor:
— Feliz com essa nova gestão que assumiu o clube, com o presidente Guerra. O futebol feminino está sendo olhado da maneira que precisava: com mais investimentos, pensando na grandeza no clube. Precisamos de mais pessoas trabalhando aqui no departamento. Tem tudo para dar certo.
Em relação à diretoria, Patrícia Gusmão irá atuar na supervisão com Osmar Lima. Álvaro Prange está à frente da pasta como coordenador geral. A comissão técnica que passa a ser liderada por Felipe Endres terá a manutenção dos antigos profissionais: Yurinha, auxiliar técnico, Samir Chedid e Matheus Soares, preparação física, Sol Farias e Ryam Kruno, preparação de goleiras. Em novembro, Yura, que estava à frente do futebol feminino desde 2017, foi desligado do cargo.
Nos próximos dias, o clube irá oficializar a data de apresentação do elenco. O primeiro desafio do ano será a disputa do Brasileirão, a partir do dia 26 de fevereiro.