Se encerra a hegemonia colorada. Depois de três anos, as Gurias Gremistas voltam a levantar a taça do Gauchão Feminino. Na tarde deste domingo (6), diante de quase 20 mil torcedores, o Tricolor goleou as Gurias Coloradas por 4 a 1 e sagrou-se como melhor time do Estado em 2022. Cássia, Luany, Karla Alves e Caty marcaram os gols do triunfo. Fabi Simões descontou para o Inter.
No primeiro Gre-Nal da Arena do Grêmio, o Tricolor derrubou dois tabus: venceu no estádio principal pela primeira vez e voltou a triunfar diante do Colorado depois de quatro anos. A última (e única) vitória havia acontecido no primeiro clássico, em 2017. Com isso, foi campeão de forma invicta: sete vitórias e dois empates. Além de 63 gols marcados e quatro sofridos.
Antes de a partida se iniciar, o técnico Maurício Salgado teve o primeiro problema. A meia Duda Sampaio, que iniciaria entre as titulares, voltou a sentir o tornozelo (que a tirou da partida de ida) e teve de ficar no banco de reservas. Com isso, Eskerdinha foi colocada na lateral esquerda, Isabela foi para a direita e Capelinha iniciou no meio-campo.
Do lado tricolor, Patrícia Gusmão só realizou uma mudança tática em relação ao primeiro jogo. A artilheira Cássia, responsável pelo lance do pênalti, na ida, iniciou entre as titulares no lugar de Caty, que foi para o banco de reservas.
E o primeiro clássico da Arena começou movimentado. Aos dois minutos, a gremista Karla Alves tentou surpreender Mayara, em finalização da entrada da grande área, sem sucesso. Depois, aos cinco, foi a vez de as coloradas responderem com Bruna Benites, de cabeça, para defesa tranquila de Lorena.
Na sequência, o primeiro erro defensivo. Tuani perdeu o tempo de bola, Maiara roubou e tentou encobrir Lorena, mas mandou para fora, aos sete. E foi só. A única chance clara de gol do Colorado na etapa inicial. A partir de então, só deu Tricolor.
Aos oito, o Grêmio abriu o placar. Luany aproveitou bobeada da zagueira Sorriso, tirou da goleira Mayara, mas mandou na trave. Na sobra, a artilheira não desperdiçou. Cássia venceu a marcação e estufou as redes para dar fim à invencibilidade colorada que já durava cinco anos.
Enquanto a torcida tricolor ainda comemorava, o Tricolor tratou de ampliar. Aos 12, mais uma vez pelo lado direito, Luany recebeu lançamento de Sinara, ganhou de Sorriso na velocidade e encobriu Mayara.
Quatro minutos depois, virou goleada. A zagueira Sorriso cometeu falta em Rafa Levis dentro da área. Pênalti marcado pela árbitra Andressa Hartmann, que Karla Alves cobrou e converteu. Três a zero. Era o Grêmio reencontrando o título depois de três anos.
Para tentar reverter a desvantagem, Maurício Salgado recorreu ao banco de reservas. A artilheira Priscila foi para o jogo no lugar da meia-atacante Maiara. Antes de a etapa inicial se encerrar, o Inter ainda teve boa falta a seu favor, na entrada da grande área. Djeni cobrou, mas sem perigo para a goleira Lorena.
Na segunda etapa, Maurício Salgado fez mais uma alteração: uma zagueira por outra. Isa Haas ganhou a vaga de Sorriso nos últimos 45 minutos da decisão.
E foram precisos 11 minutos para que a estrela da "Mulher Gre-Nal" prevalecesse e o Inter descontasse. Bruna Benites lançou para que Fabi Simões vencesse a zaga tricolor, encobrisse a goleira Lorena e diminuísse a vantagem do maior rival. Faltavam dois gols para que o título fosse decidido nos pênaltis.
Para buscar o resultado, o técnico colorado realizou mais uma troca: recorreu à estrela de Mileninha, que havia marcado o gol da vitória no 11º clássico, para o lugar da centroavante Lelê.
Mas quem marcou foi o Grêmio. Aos 29, Caty, que acabara de entrar na vaga de Rafa Levis, arriscou do meio da rua e surpreendeu Mayara. A bola ainda bateu na trave, mas entrou. Possivelmente, o gol mais bonito do Estadual, que sagrara o título tricolor.
Antes de Andressa Hartmann decretar o final da partida, a colorada Bia Gomes e a gremista Mónica Ramos ainda foram para o jogo. Elas entraram nas vagas de Eskerdinha e Tuani, respectivamente.
Ficha técnica
Grêmio 4x1 Inter
Gauchão Feminino - Final (volta)
GRÊMIO
Lorena; Sinara , Tuani (Mónica Ramos, 31'/2º), Pati Maldaner e Jéssica Soares; Jéssica Peña, Karla Alves e Rafa Levis (Caty, 18'/2º); Luany (Dani Ortolan, 42'/2º), Cássia e Lais Estevam (Dani Barão, 42'/2º).
Técnica: Patrícia Gusmão.
INTER
Mayara; Isabela, Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas, INT) e Eskerdinha (Bia Gomes, 33'/2º); Ju Ferreira, Djeni e Capelinha; Maiara (Priscila, 36'/1º), Fabi Simões e Lelê (Mileninha, 21'/2º).
Técnico: Maurício Salgado.
Gols: Cássia (G), aos nove minutos, Luany (G), aos 12, e Karla Alves (G), aos 16 do primeiro tempo; Fabi Simões (I), aos 11 minutos, e Caty (G), aos 30 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Cássia, Luany e Jéssica Soares (G); Lelê e Djeni (I)
Cartões vermelhos:
Arbitragem: Andressa Hartmann, auxiliada por Maira Mastella Moreira e Luiza Naujorks Reis.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre