As movimentações nos departamentos de futebol do Grêmio seguem intensas tanto do lado masculino como do feminino. Para a temporada de 2023, o norte do trabalho da montagem do elenco é a permanência das peças que levaram o clube ao título do Gauchão.
A palavra renovação tem sido a mais frequente no noticiário das Gurias Gremistas. Até o momento, a diretoria já garantiu a ampliação de vínculo de 11 atletas, além da manutenção de outros oito nomes com contrato em vigor. A situação de agora é distinta comparada aos anos anteriores neste período, quando o cenário era de mais anúncios de saídas.
No final de 2021, 16 jogadoras deixaram o Grêmio após a perda do título do Gauchão Feminino, nos pênaltis, para o Inter. As saídas foram repostas futuramente, mas com a necessidade de uma remontagem do time principal, sob o comando da técnica Patrícia Gusmão.
É bem verdade que o futebol feminino nacional lida com uma realidade de contratos mais curtos, normalmente de apenas uma temporada. Nos bastidores, é uma situação que, aos poucos, os dirigentes e empresários atuam para uma evolução neste sentido. O Grêmio já vem dando esse primeiro passo dentro do seu próprio departamento.
Mesmo sem ainda ter oficializado novas contratação, a base desta temporada está garantida para a próxima temporada. O último anúncio foi da ampliação de contrato com a goleira Iasmin Paixão. A jovem de 19 anos é a reserva imediata de Lorena, e ganhou espaço durante a disputa do torneio estadual.
Além dela, já renovaram: as zagueiras Pati Maldaner, Tuani e Mónica Ramos, as meio-campistas Jéssica Peña e Lari Sanchez, além das atacantes Caty, Emmily Karla, Cássia, Dani Ortolan e Dani Barão. Todas elas com titularidade ou minutagem durante as competições.
Também há outra nominata de atletas com contratos em vigor, como os casos de Lorena, goleira da Seleção Brasileira Feminina, Rafa Levis e Luany, que atuam na base do Brasil, e Pri Back, meia experiente que está em recuperação de uma lesão grave no joelho.
Na pauta de trabalho estão outras situações: a montagem da estrutura da pasta e a situação do comando técnico. Em relação ao primeiro tópico, a oficialização de novos cargos acontecerão em breve. Atualmente, Álvaro Prange está à frente da pasta como coordenador geral. Em novembro, Yura, que estava à frente do futebol feminino desde 2017, foi desligado do cargo.
Resta ainda a definição de quem estará na casamata das Gurias Gremistas. A técnica Patrícia Gusmão, que está à frente do time há quatro temporadas, está em conversas com os dirigentes, e uma oficialização é aguardada para os próximos dias.
O futebol feminino do clube tem a projeção de aumento nas finanças. Uma das promessas de campanha do presidente Alberto Guerra é de melhorar a infraestrutura e investimento. Neste ano, com a queda do clube para a Série B do Brasileirão masculino, a possibilidade de ampliação dos valores precisou ser congelada. Nestes moldes, a modalidade lidou com orçamento mensal com vencimentos das atletas em R$ 120 mil (cerca de R$ 1,59 milhão anual), segundo apurado por GZH.
Atletas com contratos renovados:
- Goleira: Iasmin Paixão
- Zagueiras: Pati Maldaner, Tuani e Mónica Ramos
- Meio-campistas: Jéssica Peña e Lari Sanchez
- Atacantes: Caty, Emmily Karla, Cássia, Dani Ortolan e Dani Barão
Atletas com contrato em vigor:
- Goleira: Lorena
- Laterais: Sinara e Lais Giacomel
- Meio-campistas: Pri Back, Rafa Levis e Raissa Bahia
- Atacantes: Gabizinha e Luany
Quem pode sair?
- Lateral: Jéssica Soares - tem proposta de renovação do Grêmio e de outros clubes. Analisa a situação junto à família, que mora em Brasília, também pela situação de distância
- Meio-campista: Karla Alves - conforme apurou a reportagem de GZH, a atleta já assinou pré-contrato com a nova equipe. O clube interessado na contratação seria o Real Brasília, ex-time da atleta antes de chegar a Porto Alegre, no início deste ano.
Quem pode chegar?
O primeiro reforço para 2023 deve ser endereçado ao meio-campo. O Tricolor está em negociações com a meia Manu Balbinot. A jogadora de 20 anos está no Minas Brasília desde 2021 e, no currículo, também acumula passagens por Atlético-MG e Chapecoense. As tratativas estão bem encaminhada. Na temporada de 2022, Manu disputou 26 jogos, com cinco gols e sete assistências. A atleta participou de competições pelo profissional e pela base do Minas Brasília.