
No próximo mês, será conhecido o novo presidente do Grêmio. Neste momento, Alberto Guerra e Odorico Roman são os principais candidatos, após Carlos Galia e Guto Peixoto deixarem a disputa. GZH questionou os presidenciáveis sobre o planejamento para o futebol feminino.
Nesta temporada, em virtude da queda do masculino para a Série B, o departamento teve o orçamento congelado. Atualmente, a modalidade feminina possui um gasto mensal com vencimentos das atletas em R$ 120 mil (cerca de R$ 1,59 milhão anual).
Em 2022, as Gurias Gremistas foram vice-campeãs da Supercopa do Brasil e se despediram do Brasileirão nas quartas de final. Agora, a equipe disputa o Gauchão Feminino, onde ocupa a liderança.
A posição dos candidatos
Alberto Guerra
Uma das apostas do candidato é na evolução das estruturas e das condições para que o grupo consiga melhor performance nas competições.
— Temos preocupação para que o Grêmio tenha melhores participações nas competições. Já há clubes que investem seis vezes mais, especialmente no centro do país, do que é investido no Grêmio. Então, é uma preocupação melhorar a estrutura do futebol feminino e também aumentar as verbas e gerar receitas. Tudo para que a gente possa investir mais e sermos mais competitivos. Temos na nossa linha de pensamento que, seja em qualquer categoria ou em competição, temos de ter as melhores condições para buscar as vitórias, e não é o que temos visto com o futebol feminino, infelizmente — apontou.
Odorico Roman
O candidato planeja modificações no departamento para tornar a estrutura mais profissional. Além disso, uma de suas premissas é o aumento no orçamento da modalidade.
— Vamos reestruturar o futebol feminino. O orçamento será aumentado e o departamento efetivamente profissionalizado. Isso será feito para que a equipe feminina tenha melhores condições de disputar e ganhar títulos. Assim deve ser com todos os times que carregam e defendem o nome do Grêmio — declarou.
As eleições no Grêmio
A inscrição das chapas para o Conselho de Administração começa no dia 17 e se estende até 21 de outubro. A votação dentro do Conselho será no dia 3 de novembro. O segundo turno, com os votos dos torcedores associados, está previsto para o dia 12 de novembro. Para isso, o candidato precisa ultrapassar a cláusula de 20% dos votos.