Após mais de 90 minutos de uma grande decisão, o Corinthians contou com um gol de Gabi Zanotti nos acréscimos e conquistou mais um título. As Gurias do Grêmio lutaram, correram muito, mas acabaram superadas em um lance de bola parada contra a equipe de maior investimento na categoria.
Uma decisão com todos os ingredientes necessários para prender a atenção de quem acompanhou a partida. Quase 20 mil pessoas nas arquibancadas, um time recheado de jogadoras da seleção e uma equipe ainda evolução na sua formação. Contra uma equipe de investimento muito superior, as Gurias do Grêmio reduziram as diferenças de estrutura com suor e entrega dentro de campo.
Contra as atuais bicampeãs brasileiras, as Gurias do Grêmio também teriam uma atmosfera de pressão na Arena Corinthians. Com muita torcida nas arquibancadas, as donas da casa contaram com um clima de pressão a seu favor. Antes mesmo da bola rolar, no entanto, a equipe paulista perdeu sua goleira titular para a decisão. Kemelli sentiu lesão no aquecimento e Paty foi escalada.
Logo nos primeiros minutos, o Grêmio tentou colocar a reserva para trabalhar. Após cobrança de escanteio, aos três minutos, Pri Back tentou surpreender a adversário em um cruzamento, mas Paty estava bem posicionada e saiu do gol para fazer a defesa. Mas no duelo das goleiras, a vantagem era claramente gremista,
Lorena começou a aparecer nos minutos inicias e passou todo o primeiro tempo salvando a equipe quando necessário. Empurradas pela torcida, a equipe do Corinthians colocou pressão. Tinha a posse de bola e rondava a área, mas o trabalho de marcação das gurias do Grêmio tentava evitar situações de finalização ou perigo para o gol de Lorena. A primeira finalização na área gremista veio em jogada indiviual de Gabi Portilho, que passou pelas marcadoras e rolou para Kati chutar, mas a bola saiu por cima do gol. Gabi Zanotti tentou jogada pela esquerda também, mas a finalização novamente não chegou ao gol de Lorena.
Aos 16, falha geral da defesa gremista. Após cobrança de falta na área, Gabi Zanotti entrou livre de frente para a goleira, mas errou o toque de cabeça e mandou fora do gol.
Em sua primeira intervenção, Lorena mostrou a razão de estar na seleção brasileira. Com 22 minutos de jogo, Adriana passou por Pati Maldaner e finalizou com perigo. A goleira gremista conseguiu fazer a defesa no canto esquerda. No rebote, Portlihlo acertou Jessica Soares e o Grêmio escapou novamente da pressão das donas da casa.
A reserva do Corinthians apareceu novamente. Em lançamento longo, a bola chegaria para Caty nas costas da defesa, mas Paty saiu do gol e afastou a melhor chance de gol gremista.
Aos 32, Lorena apareceu novamente. Cruzamento rasteiro, a defesa não afastou e Gabi Zanotti tentou o domínio e perdeu a chance de finalizar de primeira. O segundo a mais de indecisão permitiu a intervenção da goleira gremista. Com toda a equipe recuada para se defender das investidas das adversárias, o Grêmio pouco ameaçava. Em uma das vezes que o time saiu para o ataque, Luani arriscou a finalização de fora da área e a bola bateu em GIovana. As gurias do Grêmio ficaram pedindo pênalti, mas a arbitragem sinalizou apenas escanteio.
Aos 37, Lorena novamente fez uma defesa incrível. Tamires arriscou o chute frco, mas a bola acabou sobrando para Jhenifer. A centroavante bateu de leve na bola, mas a goleira gremista mostrou velocidade de reação e evitou o gol das donas da casa. Aos 44, a camisa 23 evitou que Lais fizesse contra. A lateral afastar uma cobrança de escanteio, mas Lorena mostrou novamente sua qualidade e evitou o gol do Corinhtians.
As Gurias do Grêmio voltaram para o segundo tempo com uma nova postura. A equipe deixou a postura mais defensiva e tentou articular jogadas de ataque, com posse de bola no campo da equipe adversária. A torcida percebeu a evolução das meninas do Tricolor e passou a cantar mais alto.
Aos 18, Lais Estevão recebeu na área e acabou travada na finalização. No rebote, Luany pegou o rebote da finalização travada da companheira. Mas o chute saiu com muita força e passou por cima do gol da equipe paulista. Dois minutos depois, Caty recebeu na intermediária e avançou. Conseguiu driblar a marcadora, mas errou a pontaria. O chute saiu direto pela linha de fundo
Aos 22, quando Lorena não alcançaria, Lais salvou quase em cima da linha. Após cobrança de falta na área gremista, o desvio da Diany tinha o cantinho como destino, mas a centroavante gremista evitou o gol. A goleira gremista voltou a aparecer com destaque em cruzamento. Lorena saiu de soco e tirou a bola da cabeça de Gabi Zanotti.
Nos acréscimos, Lorena fez mais uma de suas defesas espetaculares. Desvio na primeira trave e a goleira do Grêmio novamente fez a defesa. Mas na sequência veio o castigo. Gabi Zanotti subiu livre e, enfim, conseguiu superar a melhor jogadora em campo com um cabeceio.