O Gauchão Feminino teve três partidas realizadas no último domingo (9) pela quarta rodada. Em Tenente Portela, o Grêmio fez 7 a 0 no Flamengo de São Pedro e garantiu a classificação. Enquanto, em Caxias do Sul, Juventude e Inter ficaram no 1 a 1. E, por fim, em Canoas, o Elite venceu o Oriente por 2 a 1.
Com isso, as Esmeraldas e as Gurias Gremistas estão garantidas nas semifinais. Enquanto as Coloradas estão na terceira colocação e o Elite fecha o G-4. Os quatro primeiros se garantem nas semifinais.
GZH detalha o que aconteceu na rodada de final de semana.
O domingo foi histórico para o futebol feminino do interior gaúcho. No Campo da Fras-le, em Caxias do Sul, Juventude e Inter empataram em 1 a 1. Mileninha abriu o placar para as Gurias Coloradas. Enquanto Bruna Lisandra igualou para as Esmeraldas.
Esta foi a primeira vez que um time do Interior conseguiu tirar pontos do Inter durante o Estadual desde a reabertura do departamento feminino colorado. Até então, o clube tinha apenas cinco empates e uma derrota no Gauchão — todos para o Grêmio.
Com o resultado, o Juventude termina a rodada na vice-liderança pelos critérios de desempate. O alviverde soma os mesmos 10 pontos do líder Grêmio, mas sofreu um gol a mais. O Inter, por sua vez, ocupa a terceira colocação. A equipe tem cinco pontos e um jogo a menos. Na quarta-feira, as Gurias Coloradas voltam a campo diante do Elite, em partida atrasada da segunda rodada.
Em Tenente Portela, as Gurias Gremistas confirmaram a favoritismo e conquistaram a classificação antecipada às semifinais do Gauchão Feminino. No Campo do Miraguai, o Tricolor fez 7 a 0, com gols de Laís Estevam, duas vezes, Rafa Levis, Dani Barão, Tuani e Cássia, Dani Ortolan.
A partida também teve dois fatos marcantes. No segundo tempo, a volante Tchula foi para o jogo e completou sua 100ª partida com a camisa do Grêmio. Ela é a primeira atleta a atingir tal marca pelo Tricolor desde a reabertura do departamento. São, ao todo, 51 vitórias, 17 empates e 32 derrotas. Além de um título gaúcho e 13 gols.
O confronto também marcou o 25º gol de Laís Estevam pelo Grêmio. Com isso, ela empata com Pri Back e Eudimilla na vice-artilharia do clube desde a reabertura do departamento. A artilheira é Karina Balestra, com 56 gols, que já pendurou as chuteiras.
Oriente 1x2 Elite
O domingo também marcou a eliminação matemática do Oriente. No Campo Santos e Schein, em Canoas, a equipe da casa perdeu por 2 a 1 para o Elite. Kelen e Maikele marcaram os gols do triunfo. Enquanto Dora descontou.
Com quatro derrotas na segunda fase, o Oriente está na lanterna do Gauchão e só cumpre tabela na próxima rodada. O Elite, por sua vez, pode ficar com uma das duas vagas restantes às semifinais. A equipe entrou no G-4 e volta a campo na quarta-feira (12), às 15h, diante do Inter, em partida atrasada da segunda rodada.
Tabela do Gauchão Feminino
- Grêmio: 10 pontos (gols sofridos: 2)
- Juventude: 10 pontos (gols sofridos: 3)
- Inter: 5 pontos
- Elite: 3 pontos (gols sofridos: 14)
- Flamengo de São Pedro: 3 pontos (gols sofridos: 16)
- Oriente: 0 pontos
Próximos jogos
Quarta-feira (12), 15h:
- Elite x Inter
Domingo (16), 15h:
- Grêmio x Juventude
- Elite x Flamengo de São Pedro
- Inter x Oriente