As Gurias Gremistas deram adeus à disputa do Brasileirão Feminino. Neste sábado (20), o time voltou a perder para o Palmeiras e foi eliminado com um placar de 7 a 1 no agregado. No Allianz Parque, o revés foi de 2 a 1 com gols de Carol Rodrigues e Ary Borges. Caty marcou o único gol gremista nos dois jogos do mata-mata.
Com a queda, o foco do Grêmio passa a ser o Gauchão Feminino neste segundo semestre. A participação no torneio está prevista a partir do próximo mês na realização da segunda fase.
O jogo
Seguindo com as baixas do trio da Seleção Brasileira Sub-20 e mais quatro atletas no departamento médico, a técnica Patrícia Gusmão escalou a mesma formação que entrou em campo na Arena, com Lorena; Sinara, Tuani, Mónica Ramos e Jéssica Soares; Tchula, Karla Alves e Caty; Dani Barão, Laís Estevam e Cássia.
Precisando tirar uma desvantagem de cinco gols, o Grêmio começou os minutos iniciais no campo do Palmeiras. A primeira finalização foi aos quatro minutos, com Cássia. Na jogada trabalhada pelo lado esquerdo por Jéssica Soares, a atacante ficou com a sobra da defesa e mandou por cima do ângulo direito de Jully.
Jogando no esquema habitual do 4-3-3, as atletas gremistas vinham conseguindo encaixar a marcação diante de uma adversária que administrava a vantagem. Mas, em um primeiro ataque mais efetivo, Julia Bianchi apareceu no lado direito e cruzou na cabeça de Carol Rodrigues, que venceu a defesa no alto e colocou mais um gol na vantagem das palestrinas, aos 16 minutos.
Aos 20 minutos, em cobrança de falta da entrada da grande área, as mandantes tiveram a chance de ampliar. Bia Zaneratto, que ainda não havia marcado nas quartas de final, tentou a cobrança direto. O chute saiu à esquerda do gol defendido da Lorena. Na sequência do lance, a defesa gremista saiu errado, e Ary Borges ficou com a sobra, batendo direto de dentro grande área, mas a bola passou por cima do travessão.
Apesar das dificuldades de sair jogando e na construção de jogadas, Caty, que havia sido a válvula de escape do Grêmio na ida, apareceu para deixar tudo igual no jogo em São Paulo. Aos 36 minutos, a atacante pegou o cruzamento de primeira, de dentro da pequena área, e o tapa que parecia um cruzamento, encobriu a goleira Jully. A camisa 11 marcou o primeiro gol tricolor nas quartas.
Depois do placar elástico sofrido no jogo de ida, o empate na etapa inicial transmitia o que era planejado pelo grupo: melhorar a impressão deixada na Arena, independente do resultado.
— Estou feliz em fazer o gol, ainda mais pelo nosso momento. Agora é ver as coisas que precisamos melhorar e tentar marcar mais gols — avaliou Caty, autora do gol das Gurias Gremistas na saída para o vestiário.
A volta para a etapa final teve alteração no time do Palmeiras: Day Silva deixou o gramado para a entrada de Agustina.
As estatísticas de finalizações do segundo tempo foram acionadas pelo Palmeiras. Aos sete minutos, depois de jogada pelo direita, Bia Zaneratto soltou a bomba de fora da área. A bola foi defendida por Lorena no centro da meta. A chance de ampliar veio após a troca de passes e a inversão da jogada das mandantes. Duda Santos ficou com a sobra da defesa e arriscou a conclusão. Lorena, bem postada, fez a defesa novamente.
Com todas as atletas postadas dentro do próprio campo, o Grêmio não levava perigo ao gol adversário. Por outro lado, via o lado adversário ganhando fôlego novo no ataque. Aos 19 minutos, Ricardo Belli promoveu os ingressos de Byanca Brasil no lugar de Carol Rodrigues, e Sochor na vaga de Andressinha.
E Byanca já mostrou suas credenciais logo após a entrada em campo. Aos 24 minutos, após a cobrança do escanteio, ela recebeu na meia-lua da grande área e bateu direto. A bola levou perigo à meta de Lorena, que observou a saída por cima do travessão.
Depois de tantas tentativas pelo alto, Ary Borges apareceu para fazer a diferença para o Palmeiras. Aos 33 minutos, ela aproveitou o escanteio do lado direito de Byanca Brasil e subiu mais alto para marcar o seu quarto gol no duelo contra o Grêmio. O time paulista consolidava a sua segunda vitória e um placar de 7 a 1 no agregado.
Chegando nos minutos finais, a técnica Patrícia Gusmão fez quatro substituições. Jéssica Soares, Tchula, Caty e Dani Barão saíram para as entradas de Laís Giacomel, Gaby Santos, Dani Ortolan e Duda Pedra, respectivamente.
O Palmeiras ainda fez duas mudanças: Ary Borges e Duda Santos foram trocadas por Sâmia e Giovana. A comandante gremista ainda colocou Brito na posição de Mónica Ramos na zaga.
Já nos acréscimos, duas chances, uma para cada lado, movimentaram a partida. O Grêmio tentou o empate com Duda Pedra, dentro da pequena área, mas o chute saiu por cima do travessão na disputa com a goleira Jully. Do lado adversário, Sochor recebeu cara a cara com Lorena, mas a arqueira gremista pegou a conclusão, e o fim da partida foi decretado.
As Gurias Gremistas, apesar da classificação entre as oito melhores equipes, se despedem novamente na fase de quartas de final do Brasileirão Feminino.
Próxima fase
O Palmeiras agora aguarda o vencedor de Corinthians e Real Brasília nas semifinais. No jogo de ida, vitória corintiana por 2 a 0. A decisão da volta é neste domingo (21), às 10h30min, na Arena Itaquera.
Brasileirão Feminino - quartas de final- 20/8/2022
PALMEIRAS 2x1 GRÊMIO
PALMEIRAS (2)
Jully; Bruna Calderan, Thais, Julia e Katrine; Duda Santos (Giovana), Ary Borges e Carol Rodrigues (Byanca Brasil); Bia Zaneratto, Andressinha (Sochor) e Day Silva (Agustina).
Técnico: Ricardo Belli.
GRÊMIO (1)
Lorena; Sinara, Tuani, Mónica Ramos (Brito) e Jéssica Soares (Laís Giacomel); Tchula (Gaby Santos), Karla Alves e Caty (Dani Ortolan); Dani Barão (Duda Pedra), Laís Estevam e Cássia.
Técnica: Patrícia Gusmão.
GOLS: Carol Rodrigues (P) aos 16 e Caty (G) aos 36 minutos do primeiro tempo; Ary Borges (P) aos 33 minutos do segundo tempo
CARTÕES AMARELOS: Tchula, Laís Estevam e Tuani (G); Andressinha (P)
ARBITRAGEM: Francielly Fernanda Lima de Castro (MG), auxiliada por Izabele de Oliveira (SP) e Juliana Vicentin Esteves (SP)
PÚBLICO: 1.216 (total)
RENDA: R$ 30.060,00
LOCAL: Allianz Parque, em São Paulo