Após encaminhar a contratação do lateral-direito Fábio, 32 anos, do Nantes-FRA, o Grêmio avançou nas negociações para fechar com João Pedro, 26 anos, do Porto-POR. Além dos dois laterais, o clube finaliza os últimos detalhes com Luis Suárez e busca ainda mais um atacante de velocidade para fechar o grupo para o primeiro semestre da temporada 2023.
Até agora, o Tricolor já anunciou oficialmente sete jogadores: o zagueiro Bruno Uvini, o lateral Reinaldo, o volante Carballo e os meias Cristaldo, Pepê e Gustavinho e o atacante Galdino. A ideia é contratar ainda pelo menos mais quatro jogadores.
Em relação aos laterais pretendidos, Fábio é o que tem a situação mais avançada. O jogador está acertado, e o seu clube, o Nantes-FRA já liberou o atleta para viajar a Porto Alegre. O Grêmio aguarda apenas a conclusão da parte burocrática e a aprovação nos exames médicos para anunciá-lo oficialmente. Já João Pedro está apalavrado com o clube, mas ainda depende de uma liberação do Porto-POR para ser contratado.
No caso de Luis Suárez, a situação segue em compasso de espera. Já há um acerto verbal entre clube e jogador, e a direção tricolor aguarda a finalização da troca de documentos para marcar os exames médicos, que serão realizados em uma clínica de Montevidéu.
Para concluir a montagem do grupo, o Grêmio busca ainda um atacante de velocidade. O nome preferido é o de Michael, do Al-Hilal-SAU. Porém, o problema é que os sauditas estão impedidos pela Fifa de registrar novos jogadores e tentam reverter a punição e contratar um substituto antes de liberar o atleta para o clube gaúcho. Caso o negócio não seja viável, o Tricolor deve buscar outro nome no mercado.
Com os sete reforços já anunciados e os quatro pretendidos, o Grêmio entende que terá concluído a reformulação necessária do grupo, embora a direção vá permanecer atenta a eventuais negócios de ocasião.
Em um primeiro momento, o clube desistiu de contratar um novo goleiro e, pelo menos no primeiro semestre, deve apostar nos jovens Brenno e Gabriel Grando para a posição.