A janela de reforços do Grêmio segue ativa. O clube já anunciou sete jogadores novos para a temporada de 2023. Mais atletas devem desembarcar na Arena para a disputa dos primeiros compromissos oficiais, entre eles, o mais aguardado: Luis Suárez. Porém, o Tricolor também prepara liberações para aliviar a folha salarial e entregar as opções desejadas pela comissão técnica.
Na reapresentação gremista, em 8 de dezembro, o Tricolor contava com 34 jogadores. Posteriormente, foram anunciados o meia-atacante Gustavinho, o volante Carballo e o meia Cristaldo. Estão próximos de assinar os laterais Fábio e João Pedro e o centroavante Luis Suárez.
Desta forma, o grupo de jogadores terá 40 nomes, mas Renato Portaluppi deseja trabalhar com um número máximo de 34 para conseguir dar oportunidades a todos. Atualmente, três atletas estão entregues ao departamento médico: Rodrigo Ferreira e Jhonata Robert, que se recuperam de cirurgias, e Lucas Leiva, que teve detectada anomalia cardíaca.
Atualmente, o Grêmio conta com 37 jogadores. Logo, no mínimo, de três a cinco profissionais devem ser negociados. Em negociações de vendas, os favoritos são: Bitello, Villasanti, Campaz, Brenno e Gabriel Grando. Em liberações por custos, Diogo Barbosa, Lucas Silva e Thiago Santos são os mais indicados, já que o trio representa mais de R$ 1 milhão mensalmente em salários.
Em paralelo, o Grêmio analisa investida em mais duas posições para os próximos meses: Michael, atacante do Al Hilal da Arábia Saudita, é um dos sonhos do clube. A negociação pode avançar no mês de janeiro, caso uma punição imposta aos asiáticos seja removida pela Fifa. Um goleiro experiente também é buscado, mas sem tanta urgência. A lista de saídas poderá aumentar pelos sucessos nas investidas.
A ideia da direção é utilizar o Gauchão e a largada da Copa do Brasil como um "laboratório". A janela para aquisições estará aberta até 4 de abril. Para o Brasileirão, principal objetivo da temporada, um segundo ciclo de reforços com necessidades pontuais será iniciado. Sendo assim, novas chegadas e saídas podem ser promovidas.
Os 37 jogadores do elenco do Grêmio:
Goleiros: Brenno, Gabriel Grando, Adriel e Felipe Scheibig
Zagueiros: Geromel, Natã, Gustavo Martins, Bruno Alves, Bruno Uvini e Kannemann
Laterais: Rodrigo Ferreira (*), Thomas Luciano, Lucas Kawan, Reinaldo, Diogo Barbosa e Cuiabano
Volantes e meias: Villasanti, Lucas Leiva (*), Carballo, Cristaldo, Thiago Santos, Darlan, Bitello, Thaciano, Lucas Silva, Fernando Henrique, Pepê, Pedro Lucas, Gustavinho e Gabriel Silva
Atacantes: Campaz, Isaque, Jhonata Robert (*), Ferreira, Guilherme, Everton Galdino e Diego Souza.
(*) no departamento médico