*Colaborou Bruno Flores
A negociação entre Grêmio e Luis Suárez entrou na reta final, mas a proximidade do acerto não quer dizer que os próximos passos serão dados na velocidade que o torcedor deseja. A redação do contrato de trabalho do jogador foi encaminhada durante o último final de semana e a documentação deve ser enviada ainda nesta terça-feira (27) para a Espanha.
Iván Zaldua, advogado do centroavante uruguaio, analisará o documento e dará sinal verde para a assinatura do contrato válido até dezembro de 2024. A costura da relação com os parceiros que serão responsáveis pelo salário do jogador também está avançando, mas sem a conclusão de toda a estrutura do acerto com os patrocinadores.
Somente com a conclusão de toda a documentação do contrato de trabalho, que já está encaminhada, e a assinatura dos acordos com as empresas que patrocinarão a contratação de Luis Suárez, é que os próximo passos serão tomados pelas partes. Mesmo com toda a cautela adotada, a expectativa é de que a burocracia será superada antes do fim de 2022. A confiança no acerto rendeu mais uma sinalização do jogador do compromisso em defender o Grêmio. O atleta solicitou que um camarote na Arena esteja à disposição de seus familiares para acompanhar as partidas em Porto Alegre.
O ponto de mais atenção no momento é a definição de valores, estrutura dos contratos e o número definitivo de parceiros para a contratação do jogador de 35 anos. A questão é tema de uma série de conversas na direção do Grêmio. Inicialmente, serão no mínimo três empresas responsáveis por assumir o pagamento do salário de R$ 1,4 milhão de Suárez.
Algumas conversas estão mais avançadas com as empresas interessadas em investir na contratação. Duas estão alinhadas, uma casa de apostas e uma indústria do setor de alimento, e já encaminharam o valor dos repasses e como será a exploração imagem do jogador.
Mas em razão da repercussão mundial da negociação, uma série de outros interessados também passou a sondar a direção do Grêmio sobre a possibilidade de entrar como parceiro na contratação de El Pistolero. Além de tocar as questões da negociação com o jogador e seus representantes, o vice de futebol Paulo Caleffi também ficou responsável por unir as pontas das tratativas com os potenciais patrocinadores.
A Umbro, fornecedora de material do clube, foi uma das empresas que tiveram conversas preliminares para entrar na operação. Uma das maiores empresas do ramo imobiliário do Rio Grande do Sul também tenta viabilizar um modelo de negócio para ser uma das patrocinadoras de Suárez.
Enquanto a parte burocrática é finalizada, a direção do Grêmio também fez planos para agilizar o restante das demandas para finalizar o negócio. O clube optou por enviar uma equipe médica ao Uruguai para acompanhar o jogador na realização dos exames médicos. Uma clínica de Montevidéu será reservada para receber o atleta.
O departamento de marketing do clube também foi acionado para montar um roteiro de ações para a apresentação oficial de Suárez. Ficou acertado entre clube e jogador que ele será apresentado na Arena, e que ele estará integrado nos treinos de pré-temporada a partir do dia 3 de janeiro. A expectativa é realizar um evento para o torcedor recepcionar o novo camisa 9 no estádio, e que a estrutura montada esteja no patamar de um dos maiores centroavantes do futebol mundial.