Enquanto aguarda o desfecho da negociação com Luis Suárez, o Grêmio trata de outras negociações no mercado. O clube definiu seus alvos prioritários para a lateral direita. João Pedro, do Porto-POR, e Fábio, do Nantes-FRA, estão encaminhados e aguardam liberações dos vínculos para assinar com o clube gaúcho para a temporada de 2023.
Os atletas têm contratos até o final do calendário europeu, que se encerra em junho de 2023. Logo, a partir de janeiro, podem assinar pré-contratos com o Grêmio ou outras equipes. A ideia gremista é trazê-los imediatamente para a abertura do Gauchão.
Os negócios já são admitidos pelos dirigentes publicamente:
— Estão sendo analisados — admitiu Paulo Caleffi, vice de futebol do Grêmio, em entrevista à Rádio Gaúcha.
João Pedro, 26 anos, e Fábio, 32, devem assinar vínculos por até duas temporadas. Antes, eles passarão por exames clínicos na capital gaúcha. Ambos estão à disposição em seus clubes atuais. Em caso de acerto, já devem estar aptos para a retomada dos trabalhos no começo de janeiro.
Os dois jogadores já sinalizaram positivamente para o Tricolor. Recentemente, o lateral Tinga, revelado nas categorias de base gremista, atualmente no Fortaleza, foi oferecido. Porém, a posição foi de agradecimento e negativa em virtude do encaminhamento com os alas que estão no Exterior.