As recentes contratações do Grêmio vieram do Uruguai e da Argentina. As chegadas de Felipe Carballo e Franco Cristaldo entusiasmaram o torcedor para a temporada de retorno à Série A do Brasileirão. Os dois já estiveram no CT Luiz Carvalho e realizaram todos os exames clínicos e físicos necessários e assinaram contratos de quatro anos com o Tricolor. O volante uruguaio, inclusive, já teve apresentação oficial na Arena. Já o argentino Cristaldo deverá passar por esse processo quando do retorno das atividades de pré-temporada em 3 de janeiro.
Na avaliação do preparador físico Reverson Pimentel, os dois chegaram em boas condições e com "índices interessantes", até por estarem em um período diferente dos jogadores brasileiros por conta dos calendários desses países:
— Eles estão em meio de temporada por causa do calendário uruguaio e argentino. Então o que precisamos é adaptá-los. Uma das questões será o ritmo de trabalho.
Conforme Pimentel, o Grêmio já recebeu os dados físicos e o histórico de Carballo e Cristaldo, que foram enviados pelas comissões técnicas de Nacional-URU e Huracán, respectivamente. A preocupação quanto ao aspecto físico da dupla de gringos está mais voltada para o meio de 2023, quando para eles estará sendo encerrada a temporada, já que os calendários de Uruguai e Argentina seguem o modelo europeu.
— Teremos de adaptar e fazer até mesmo uma redução de carga de trabalhos e jogos. Felizmente o Renato entende bem isso e com nossos controles internos poderemos antever algum desgaste para evitar lesões — conclui o profissional.