A partir desta terça-feira (18), na reapresentação do grupo de jogadores, o Grêmio começará a montar a delegação que viajará para o antepenúltimo e penúltimo confrontos da Série B. Ferreira, Campaz e Janderson serão reavaliados pela comissão técnica e possuem possibilidades de participarem dos jogos.
A situação mais complexa envolve o camisa 10 gremista. Ele não atua desde 21 de agosto, contra o Cruzeiro, no empate na Arena em 2 a 2. O atleta teve uma lesão muscular na coxa esquerda de grau 2.
Ferreira ainda está entregue ao departamento médico. Desta forma, há necessidade de liberação para iniciar o período de transição com os fisioterapeutas e preparadores físicos. A presença do atacante é praticamente descartada contra o Náutico, no domingo (23). Já a utilização diante do Tombense, na sexta (28), no interior mineiro, é algo mais provável pelo tempo maior de avançar na recuperação. Ferreira disputou apenas 15 partidas na temporada. Na Série B, ele tem nove jogos disputados e um gol marcado.
Já Campaz, que não entra em campo desde o confronto diante do Vasco, em 11 de setembro, — quando sentiu uma lesão de grau 2 na coxa direita —, já voltou aos trabalhos de transição. Nos próximos dias, o Grêmio projeta aumentar a carga de trabalhos para determinar o retorno do colombiano ao time.
Janderson vive processo semelhante ao de Campaz. O camisa 20 teve fraturadas as vértebras L3 e L4 no final de agosto. O clube chegou a cogitar sequer colocá-lo em campo na temporada, mas pela falta de alternativas para o setor ofensivo e recuperação, o atacante voltou a ser cogitado.
Quem fica à disposição é Brenno. O goleiro retirará os pontos na orelha direita e deve retomar a posição. Kannemann, por sua vez, atuará após cumprir suspensão contra o Bahia. Grando e Bruno Alves, respectivamente, vão para o banco de suplentes. Thaciano, que relatou dores na coxa esquerda, será examinada pelo DM gremista.
De acordo com o Grêmio, os testes para os jogadores serão realizados até quinta-feira (20), véspera do deslocamento para o Nordeste. Depois, na próxima segunda (24), a equipe volta para o Sudeste para treinar no Rio de Janeiro antes da ida para Muriaé, prevista para o dia 27.