Ainda em busca de formação ideal para a Série B, o técnico Roger Machado planeja repetir diante do Vila Nova, no próximo domingo (29), no Serra Dourada, o sistema com três zagueiros usado na conquista da Recopa Gaúcha sobre o Glória de Vacaria. GZH relembra times recentes do Grêmio que tiveram bom desempenho atuando com três zagueiros.
Campeão da Copa do Brasil com Tite
O mais lembrado time do Grêmio com três zagueiros foi o montado por Tite em 2001. A equipe conquistou naquele primeiro semestre o título do Gauchão e o tetra da Copa do Brasil com direito a um placar de 3 a 1 sobre o Corinthians dentro do Morumbi lotado na decisão.
O sistema foi base para os anos seguintes, onde, apesar de não ter conquistado mais títulos, o clube fez boas campanhas em Brasileirões e também na Libertadores. Em 2002, o Grêmio chegou até a semifinal da competição continental e foi eliminado pelo Olimpia em uma polêmica disputa por pênaltis no Olímpico.
Tite deixou o Grêmio pouco depois da Libertadores de 2003, mas até hoje os torcedores lembram daquele time de 2001 quando o assunto é um sistema com três zagueiros.
Vice do Brasileirão com Celso Roth
Até hoje muitos gremistas lamentam a perda do título do Brasileirão de 2008 após o Grêmio ter aberto 11 pontos de vantagem para o São Paulo no começo do segundo turno. No entanto, quando o campeonato começou, talvez nem o mais otimista dos torcedores imaginava que aquela equipe de Celso Roth pudesse brigar pela taça com o tão poderoso clube paulista, que vinha de duas conquistas de Brasileirão seguidas, além de ter levado com a mesma base de time três anos antes as taças da Libertadores e do Mundial.
Pois foi depois das eliminações precoces no Gauchão e na Copa do Brasil que Roth apostou em uma formação com três zagueiros para iniciar o Brasileirão justamente contra o São Paulo, no Morumbi. Um gol do zagueiro Pereira garantiu o 1 a 0 e a consolidação do sistema tático usado ao longo daquela competição. Roth ainda manteve a ideia de jogo para a temporada seguinte, mas acabou sendo demitido ainda durante a Libertadores depois de perder os três Gre-Nais do Gauchão.
Novo vice com Renato
Desde o último título brasileiro, em 1996, o Grêmio chegou perto da taça em apenas duas vezes. Assim como em 2008, o vice-campeonato de 2013 também teve como base uma formação com três zagueiros. Foi a partir do confronto com o Inter, no que marcou o primeiro Gre-Nal da história da Arena, que Renato Portaluppi adotou o sistema. Naquele momento, a ideia dos três zagueiros visou liberar os alas Pará e Alex Telles para marcar em cima os laterais colorados.
Mesmo que a vitória não tenha vindo, o clássico terminou em 1 a 1, Renato manteve a ideia de três zagueiros. Na maior parte do campeonato, Grêmio teve ainda três volantes no meio-campo, Souza, Ramiro e Riveros. Já na reta final, o treinador apostou em um 3-4-3 tendo a entrada do atacante chileno Vargas com a equipe ficando com apenas dois dos volantes.