Tratado anteriormente como certo, o retorno de Thaciano ao Grêmio ainda não está assegurado. O meio-campista, que nos últimos meses esteve cedido ao Altay Sports da Turquia. A equipe foi rebaixada com duas rodadas de antecedência no campeonato nacional. Porém, o meio-campista não tem volta garantida à Arena pelo interesse de outros clubes.
Restando duas rodadas para o final do torneio, o Altay, que também levou o ex-gremista Pinares, em definitivo, tem 34 pontos. O primeiro time fora da zona de rebaixamento é o Gaziantep com 43. Desta forma, já é irreversível a queda à segunda divisão local.
Mesmo com o rebaixamento, o rendimento de Thaciano é elogiado na Turquia. O jogador, que recebeu até mesmo faixas dos torcedores pelo empenho, disputou 29 partidas até o momento e marcou três gols. Ele foi deslocado para as funções iniciais do meio-campo. O destaque gera o interesse de concorrentes turcos e duas hipóteses são especuladas antes de selar a volta a Porto Alegre.
O primeiro é o próprio Altay exercer a compra dos direitos econômicos, que estão fixados em 2 milhões de euros (cerca de 10,9 milhões na conversão atual) por 60% do vínculo. Assim, eles podem aproveitá-lo ou revendê-lo. O Tricolor tem de esperar até o final de junho para saber sobre o tema por questão contratual.
Outra consideração apontada nos bastidores é o interesse de outros clubes na contratação do meio-campista. No primeiro semestre de 2021, defendeu o Bahia, que também está na Série B do futebol brasileiro, e teve bom rendimento. Os últimos meses podem despertar o interesse de concorrentes do país.
Em contrapartida, Thaciano tem o desejo de estender o vínculo com o Grêmio em caso de retorno. Os termos atuais têm duração até o final de 2023. Os vencimentos no Exterior são maiores na comparação com o contrato dele com o clube. Sendo assim, além da renovação, que foi apresentada aos dirigentes gremistas até o final de 2024, ele receberia um aumento para ser “reforço caseiro”.
Na segunda quinzena deste mês, o estafe do profissional viajará até a Turquia para tentar definir o futuro. Independentemente do retorno, a janela de transferências para o Brasil será reaberta somente em 18 de julho. Logo, o meio-campista somente poderá retornar à Arena no segundo semestre para atuar no returno da segunda divisão.